Virilio e a velocidade dos fluxos no mundo

raymond-depardon1196268373
Rymond Depardon
Paul Virilio
Paul Virilio

Falar sobre Paul Virilio e a questão da velocidade dos fluxos informativos não é novidade. Sobre sua postura catastrofista e às vezes polêmica com relação à digitalização do mundo também nada de novo. O diferente, mesmo, é o lindo uso que Virilio e o fótógrafo, cineasta e jornalista francês Raymond Depardon fazem da midia digital para discutir o seu próprio impacto nas diferentes formas de fluxos da humanidade.

Uma visão integrada entre o filósofo/arquiteto catastrofista e o fotógrafo/cineasta itinerante pode ser vista na exposição e instalação Terre Natale, Ailleurs commencent ici ora em cartaz na Fondation Cartier pour L’Art Contemporain, em Paris.

O principal questionamento da exposição tem uma relação direta com os instrumentos de trabalho da maioria dos leitores desse Intermezzo: a palavra, seus significados e suas transformações diante da rapidez dos fluxos de transporte das mensagens – os fluxos digitais. O filósofo aponta que diante da incontrolável rapidez dos fluxos intangíveis, o mundo real também entra num processo de migração contínua de pessoas, etnias, culturas, identidades: a terra natal, as origens se perdem, de fundem, se liquidificam. O cineasta vai atrás da comprovação da fluidez dos fluxos por meio das diferentes e ao mesmo tempo iguais linguagens do mundo, por meio das imagens das migrações, das manifestações de violência.

Uma conclusão um tanto ingrata: nesse mundo hiper-conectado, nunca o homem esteve tão só, tão em busca de si mesmo mundo afora.  Muito impactante quando visto de perto com uma bela exploração de recursos audiovisuais. Vale a pena visitar o site da Fondation Cartier e ver alguns depoimentos e imagens da exposição. Algo a se refletir.

images_image_44461

(Beth Saad)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s