Por que otimizar títulos de notícias para SEO e (por que não fazê-lo!). O Paul Newman que o diga.

A regra de SEO (Search Engine Optimization) para títulos de notícias é: faça manchetes com o máximo de palavras-chave que conseguir. Assim, seu conteúdo será facilmente encontrado pelo Google e outros buscadores. Sua audiência aumenta, todos ficam feliz. 

Certo? Nem sempre. Vejamos as manchetes publicadas ontem, 27 de Setembro, no ElMundo.es. Qual delas você prefere? Em termos de comunicação, qual é a mais atraente?  Em qual delas você clicaria? 

Manchete publicada no ElPais
Primeira manchete publicada no ElMundo.es. Um título otimizado para SEO, mas burocrático e insosso em termos jornalísticos.
Falecimento do Paul Newman no ElPais
Manchete atualizada instantes depois no ElMundo.es. Pouca otimização de SEO, mas o convite à leitura é mais agradável.

Como disse Madu, este é um dos dilemas do webwriting jornalístico diante do Google Trends. Cada caso precisa ser analisado no seu contexto. 
(Daniela Bertocchi).

Advertisements

7 thoughts on “Por que otimizar títulos de notícias para SEO e (por que não fazê-lo!). O Paul Newman que o diga.

  1. Oi Daniela,

    Excelente ponto de vista.

    Mesmo assim, eu otimizaria o mínimo. Teria o nome pelo menos no título como “Paul Newman – Adios a leyenda discreta” ou algo menor. O leitor tem o direito de saber quem se foi.

    Mesmo assim a chamada não é o mais importante, mas sim a página do assunto. Na página o título deveria ter um título descritivo, pois imagine quem for procurar no Google para encontrar a notícia. Ninguém vai procurar a leyenda discreta.

    Um grande abraço,

  2. Daniela, não tive acesso ao link com a matéria, mas vale considerar que não necessariamente o título da home é o mesmo da matéria principal (esta sim “deveria” estar otimizada). De todo modo, escolha acertada do jornal, ao meu ver.

  3. Carlos apresentou um ponto interessante. Por exemplo, eu leio notícias em RSS (Google Reader). Jamais clicaria no segundo título porque não tenho tempo a perder, com mais de 1200 notícias por dia. No entanto, depois de clicar no primeiro título, poderia encontrar a matéria com o segundo título. Estaria mais para um sub-título poético, depois de um título meta-informacional.

  4. Aqui no Dia os títulos q chegam do impresso vem todos poéticos – no bom sentido 🙂

    No exemplo acima, o título da “lenda” funciona bem com a foto do Paul Newman, assim como funcionam bem na banca de jornal – com apoio da foto, de um subtítulo, de um olho, etc …

    A orientação no online então é: os belos títulos poéticos podem ser mantidos na capa (com longevidade pequena, já q a capa é freneticamente atualizada) e o título no publicador (q vai parar na URL e no title) precisam ser aquecidos. Para isso, a solução do Paulo Rodrigues Teixeira me parece a melhor, mas eu ainda acrescentaria: ‘Morre Paul Newman: adeus ao mito discreto’

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s