Rede social protegida no Wall Street Journal

Fiquei sabendo via Travessias Digitais que o WSJ.com bateu recordes de tráfego recentemente. A avalanche de usuários veio por conta da crise financeira, mas, pelos vistos, eles permaneceram no site devido ao novo e impecável desenho das páginas. O editor do jornal, Alan Murray (foto), abordou este assunto em um entrevista, em vídeo, realizada para Andy Plesser, da Beet.tv.

Na conversa, Alan também fala da lógica que presidiu à criação de uma “rede social protegida”, na qual só assinantes do jornal, usando o seu nome real, podem entrar e participar.

Alan explicou que o WSJ já notou, desde já algum tempo, que há um grupo de leitores do jornal bem qualificado, engajado, que lê o jornal diariamente; e que este grupo mais “especial” teria, na concepção deles, condições de contribuir com as discussões apresentadas pelo publicação em papel. Para isso, precisariam de um espaço próprio para esta conversação.

O WSJ.com criou então um espaço online para isso, chamou de Journal Community, e determinou que as  contribuições devem ocorrer apenas entre os assinantes do jornal,  sem anonimato. Os usuários-assinantes, assim, aparecem com os seus nomes reais. “Nós forçamos esta “real name policy””, ele disse, “para elevar o nível da conversa”. Segundo o editor, está funcionando bem. Existem, no momento, algumas centenas de assinantes por lá. Ele falou que é um espaço mais “clean” (no sentido de não ter sujeira, creio eu).

O amigo Helder Bastos, do Travessias, disse que “A ideia de criar comunidades à volta dos ciberjornais não é nova, mas parece estar a ganhar novo fôlego. Talvez por causa do sucesso galopante das grandes redes, como Facebook, MySpace, Hi5 e outras”.

(Daniela Bertocchi) 

 

home page do WSJ em 24 de Setembro de 2008
home page do WSJ em 24 de Setembro de 2008
Advertisements

One thought on “Rede social protegida no Wall Street Journal

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s