No post abaixo, a Beth Saad citou o Globo Amazonia. Pois é, este mesmo Globo Amazônia, que apresenta um mapa interativo sobre queimadas e desmatamentos, está também no Orkut na forma de widget.
E mais: está em terceiro lugar no ranking de aplicativos mais usados pelos usuários brasileiros, perdendo apenas para o BuddyPoke e o Minha Música.

Quem mais dos “grandes” e do jornalismo andam por lá, pelo Orkut, na forma de widget?
Cito pelo menos mais dois que encontrei: o Globo Esportes e o Portal Exame. O primeiro criou um widget para o Orkut bem centrado na questão das torcidas, com noticiário multimídia segmentado. E a Exame criou um game, o “Jogo da Bolsa”, relacionado à bolsa de valores. Veja as telas logo abaixo.


Em termos de integração e narrativa jornalística, isso é fantástico! Mas será que as novos formatos narrativos interativos são o que as propostas jornalísticas “sérias” têm em mente?
Não creio. Talvez a questão seja outra. Ocorre que o Orkut continua sendo o site mais acessado do Brasil. E estar lá significa, de alguma forma, puxar a audiência para os sites jornalísticos. Algo como: se não podemos com ele, juntemo-nos a ele! Ou, ainda: se a montanha não vai a Maomé… Então, a solução passa a ser se render mesmo.
Anyway, não dá para dizer que o uso de apps de sites jornalísticos no Orkut seja uma tendência. Vamos acompanhar. Se algum leitor do Intermezzo tiver conhecimento de outros aplicativos no Orkut criados por meios jornalísticos, por favor, mandem-nos um alô. (Dani Bertocchi).
Dani e leitores,
Penso que os exemplos que você cita são muito mais que uma “rendição” ao Orkut e a ações de mídia social. Vemos aqui os primeiros movimentos de integração da narrativa interativa: tecnologia (widget), participação no conteúdo e presença em áreas de comunidades.
São casos a registrar.
Abs, Beth
A propósito do comentário da Beth sobre narrativa interativa, hoje experimentei “musicar” uns microcontos meus usando o blip.fm [ http://tinyurl.com/4t9rhb ]. O Alexandre Gonçalves, do blog Coluna Extra, relacionou várias aplicações possíveis para a ferramenta.[ http://tinyurl.com/4fjjrd ]
Acho ótima essa integração, é uma idéia sobre a qual eu já vinha trabalhando há algum tempo. Pena que as primeiras iniciativas relacionadas a jornalismo tenham vindo de empresas como a Globo, que aproveita o horário nobre do Fantástico para criar um projeto totalmente inócuo com o “propósito” de salvar a Amazônia. Penso que essa integração – dada a abrangência do orkut e outras redes sociais – ainda tem muito potencial para produzir jornalismo colaborativo, por exemplo. Para isso, só preciso de 1/100 do que a Globo deve ter gastado com isso…
Dani,
Durante o Midia On pude tomar contato com a explicação sobre o Globo Amazônia. Pelo tom da conversa, parecia mais um caso de popularizar e ir onde o povo está. Acho ótimo, merecedor de registro e, ao meu ver, marca uma postura de não competir em expertises. Talvez a Globo já tenha estudado fazer um concorrente do Orkut, mas todos sabemos o quanto de investimento é necessário em mão-de-obra cara, em bons desenvolvedores, para fazer cosquinha no Orkut. É, além de tudo o que foi dito, uma alteração na mentalidade de competir por click na web.
Beijos
Ana
Sim, ir para onde o povo está. Creio que seja isso mesmo. Ou seja, novos formatos narrativos ou afins não estão muito em jogo.