Mais sobre uso de mídias socias na cobertura política

A recente convenção do Partido Democrata dos Estados Unidos deu espaço à criatividade dos jornalistas ali crendenciados. O uso das mídias sociais digitalizadas, especialmente blogs, micro-blogs, plataformas para telefonia celular, podcasts e twitter foram destaque. Uma interessante matéria feita por Steve Myers, do Poynter Online nos dá uma visão de como estas ferramentas estão sendo utilizadas.

Mais do que a simples informação “o que você está fazendo agora?”, os profissionais usam o twitter para expressar sua visão dos fatos, comentar, opinar e, principalmente agregar expressões e opiniões de outros jornalistas que fazem parte de suas redes. Com isso, tem-se em mãos farto material para o desenvolvimento posterior de matérias, enriquecidas com novas idéias, visões dos participantes , etc.

Vemos, portanto, mais uma competência a ser adicionada no perfil do jornalista contemporâneo.  Tal sua importância que o National Press Club dos Estados Unidos oferecu em Julho passado um treinamento para seus associados sobre o uso de twitter em reportagens e coberturas. Por estas plagas, ainda estamos no estágio de termos que explicar o que é twitter a muitos mestres…

Complementando o tema, a última edição do Nieman Reports, da Universidade de Harvard, oferece uma lista de 20 artigos sobre uso de novas mídias e cobertura política. Material todo disponível online, bem útil para pesquisadores e interessados.

(Beth Saad)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s