Leituras recomendadas

O Destino do Jornal
Lourival Sant’Anna

Este lançamento que conheci hoje ao participar de uma palestra com autor deve virar bibliografica básica daqueles que querem entender o jornalismo de hoje em dia. Resumindo, o autor analisa três dos principais diários brasileiros para entender como eles estão lidando com os desafios da sociedade atual. Os resultados são muito interessantes e reveladores:

  • O jornal precisa mudar sua vocação informativa e partir para a análise e reflexão.
  • Apesar do número de leitores e o tempo de leitura terem diminuido na última década, hoje temos uma das maiores tiragens de jornais dos últimos anos, isso graças às publicações distribuídas no trânsito e nos meios de transporte públicos.
  • O jornalista precisa aprender a aliar o seu lado “jornalista romântico” à rentabilidade, pois umas das razões da crise financeira que abala os jornais hoje em dia é fruto de uma administração familiar aliada a decisões e projetos que não se sustentam financeiramente.

Além disso, vale citar que o livro é fruto do mestrado realizado pelo autor com a orientação da nossa amiga de Intermezzo Beth Saad.

Super Crunchers
Ian Ayres

A prática jornalística seria muito mais eficaz se fôssemos buscar conhecimentos e fazer relações com outras áreas do saber que não apenas a comunicação ou o próprio jornalismo. Esse livro sobre conceitos de matemática estatística mostra como pensar com números e saber analisar bancos de dados faz com que tomemos decisões mais precisas e menos baseadas no “feeling” – no nosso caso, o jornalístico.

(AdA)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s