A sua contribuição, leitor, vale o quanto pesa?


Jornalismo participativo ainda não atrai contribuições de qualidade, avaliam jornalistas

As iniciativas de jornalismo produzido pelos leitores já existentes na internet brasileira trazem pluralidade de vozes mas ainda não atraem conteúdo de qualidade, segundo jornalistas e professores entrevistados pelo Comunique-se. Foram avaliados os serviços VC no G1, Minha notícia, Eu repórter e VC Repórter. Dentre eles, todos tinham prevalência de conteúdo local. Os dois primeiros têm uma parcela de notícias sobre entretenimento.

O artigo cita pesquisa de mestrado de Cristiane Lindemann sobre o VC Repórter, do Terra, segundo a qual grande parte do conteúdo do portal (73,33%) se baseia em fontes oficiais; apenas 11,85% em fontes independentes; 11,11% usam o depoimento de testemunhas; e 3,7% das notícias vêm de fontes “oficiosas”.

Para a professora Ana Brambilla, os portais “ainda não têm foco definido, não dão um feedback capaz de estreitar a relação com o usuário, têm poucos critérios de relevância e características de serviço”. Segundo Juliano Spyer, os internautas brasileiros que desejam se expressar preferem fazer seus próprios blogs, evitando os “filtros ideológicos e de mercado” dos portais. Para Carlos Castilho, a novidade ainda atrai colaboradores em busca de autopromoção.
(do Comunique-se via Knight Center)

Advertisements

2 thoughts on “A sua contribuição, leitor, vale o quanto pesa?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s