JOL em Austin III: dropes

A diversidade temática do IX Simpósio foi maior do que posso relatar aqui no Intermezzo. Opto por um formato de dropes e rapidinhas para que todos possam ter uma idéia geral do que valeu a pena.

Estudantes praticam JOL de excelência na cobertura do Simpósio

Foi exemplar a cobertura realizada pelos alunos de JOL na UTexas por conta do dinamismo e adequada combinação de recursos. Nada muito complicado: ferramentas disponíveis na web como Wordpress, Flickr, YouTube, Twitter; câmeras digitais para captação de fotos e vídeos; conexão wireless; planejamento prévio sobre temas e quem é quem; atualização praticamente em tempo real. Os diferenciais: meninada com bom texto, sacação e muito treino. Fica a dica para meus colegas docentes.

Construções narrativas multimídia: a editorialização visual

Entram nesse “pacote” temático construções como infográficos dinâmicos, vídeos criados para a web (e não transportados da linear narrativa televisiva), reportagens em profundidade, entre outras possibiliidades. Para que esse tipo de conteúdo tenha sucesso junto ao usuário é preciso: sua concepção e desenvolvimento por meio de equipes combinadas de jornalistas, designers e desenvolvedores (daí a editorialização); a participação ativa (às vezes imersiva) do usuário-leitor na narrativa por meio da inserção de ferramentas de estímulo. Destaques especialíssimos: os gráficos do El País, as simulações em profundidade das primárias presidenciais norte-americanas do The New York Times, e a reportagem multimídia da MSNBC Battle of the Bags, sobre  uso e reciclagem de sacos plásticos.

Duas imagens para o futuro da indústria da informação

Segundo Jim Moroney, publisher do Dallas Morning News  keynote speaker do Simpósio, cuja empresa acaba de doar US$ 15 milhões para a área de Comunicação e JOL da UTexas, o futuro de cada empresa jornalística será aquele correspondente ao que sua própria cultura e atitudes frente a mudanças determinar. Wlw utilizou duas metáforas bem interessantes…..

Você pode deixar seu barco afundar, ou….

…… enfrentar valentemente o mar de turbulências dos próximos anos

 

Advertisements

2 thoughts on “JOL em Austin III: dropes

  1. Passando agora apenas para divulgar meu blog, mantido por dois estudantes de jornalismo da UFRGS, que tem a pretensão de ser um canal de debate do JORNALISMO BRASILEIRO. Esse debate, de pouco espaço na imprensa, é fundamental para que melhoremos o jornalismo que se faz por aqui. Não que estejamos certos sempre, mas queremos fazer, no mínimo, com que se pense a respeito. Por isso, quem quiser ler e comentar com opiniões e sugestões, é sempre bem-vindo, independente de concordar com o que está escrito ou não.
    http://www.jornalismob.wordpress.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s