A diversidade temática do IX Simpósio foi maior do que posso relatar aqui no Intermezzo. Opto por um formato de dropes e rapidinhas para que todos possam ter uma idéia geral do que valeu a pena.
Estudantes praticam JOL de excelência na cobertura do Simpósio
Foi exemplar a cobertura realizada pelos alunos de JOL na UTexas por conta do dinamismo e adequada combinação de recursos. Nada muito complicado: ferramentas disponíveis na web como Wordpress, Flickr, YouTube, Twitter; câmeras digitais para captação de fotos e vídeos; conexão wireless; planejamento prévio sobre temas e quem é quem; atualização praticamente em tempo real. Os diferenciais: meninada com bom texto, sacação e muito treino. Fica a dica para meus colegas docentes.
Construções narrativas multimídia: a editorialização visual
Entram nesse “pacote” temático construções como infográficos dinâmicos, vídeos criados para a web (e não transportados da linear narrativa televisiva), reportagens em profundidade, entre outras possibiliidades. Para que esse tipo de conteúdo tenha sucesso junto ao usuário é preciso: sua concepção e desenvolvimento por meio de equipes combinadas de jornalistas, designers e desenvolvedores (daí a editorialização); a participação ativa (às vezes imersiva) do usuário-leitor na narrativa por meio da inserção de ferramentas de estímulo. Destaques especialíssimos: os gráficos do El País, as simulações em profundidade das primárias presidenciais norte-americanas do The New York Times, e a reportagem multimídia da MSNBC Battle of the Bags, sobre uso e reciclagem de sacos plásticos.
Duas imagens para o futuro da indústria da informação
Segundo Jim Moroney, publisher do Dallas Morning News keynote speaker do Simpósio, cuja empresa acaba de doar US$ 15 milhões para a área de Comunicação e JOL da UTexas, o futuro de cada empresa jornalística será aquele correspondente ao que sua própria cultura e atitudes frente a mudanças determinar. Wlw utilizou duas metáforas bem interessantes…..
Você pode deixar seu barco afundar, ou….
…… enfrentar valentemente o mar de turbulências dos próximos anos
Passando agora apenas para divulgar meu blog, mantido por dois estudantes de jornalismo da UFRGS, que tem a pretensão de ser um canal de debate do JORNALISMO BRASILEIRO. Esse debate, de pouco espaço na imprensa, é fundamental para que melhoremos o jornalismo que se faz por aqui. Não que estejamos certos sempre, mas queremos fazer, no mínimo, com que se pense a respeito. Por isso, quem quiser ler e comentar com opiniões e sugestões, é sempre bem-vindo, independente de concordar com o que está escrito ou não.
http://www.jornalismob.wordpress.com
Oi, Beth,
Muito bom!
Sobre a cobertura realizada pelos alunos de JOL na UTexas, gostaria de indicar um texto que um aluno meu me passou que tem tudo a ver com isso… É um texto da jornalista Melinda McAdams.
“O que todo estudante de jornalismo deveria saber”
http://mindymcadams.com/tojou/2008/what-every-journalism-student-needs-to-know-now/