JOL em Austin I: quatro exemplos de integração de redações

A integração das redações confirmou-se como o principal tema de discussão e preocupação dos dirigentes das mais importantes operações de mídia digital dos EUA presentes no evento. Destaque: falou-se de integração e não de convergência, embora para muitos a diferença entre os termos possa não existir. Os casos apresentados coincidem com algumas proposições que venho desenvolvendo (vejam dropes neste Intermezzo) e consolidam dois aspectos-chave: a integração operacional multimídia é irreversível; este é um processo extremamente dependente da cultura de cada empresa e geralmente ocorre de forma escalonada.

1 – Conveniência e relevância para a audiência são os grandes vetores para a uma redação híbrida. As formas desse hibridismo variam. No caso do The Daily Telegraph, de Londres a estratégia adotada foi uma combinação de mudança cultural da equipe editorial por meio de treinamentos e mudança física da redação para uma arquitetura que privilegia a integração no mesmo espaço e no mesmo fluxo de trabalho.

2 – O Miami Herald adotou um modelo de integração baseado no continuous news desk (CND) que não envolve processos de alteração física, mas numa redefinição de todas as funções editoriais para incluir a atividade digital na rotina dos jornalistas. O funcionamento do CND, com um representante de cada editoria, é contínuo – 24-7, numa instância decisória sobre a melhor forma de contar histórias para a operação.

3 – O jornal colombiano El Tiempo traz uma proposta interessante: reformou fisicamente a redação, agregou a equipe em dois grandes grupos de produção, de um lado um grupo dedicado aos diferentes produtos e marcas do El Tiempo, e de outro jornalistas divididos em grupos temáticos (especializações) que geram diferentes conteúdos em diferentes formatos, alimentando um banco de dados que poderá ser utilizado por qualquer produto informativo da empresa. Uma espécie de agência informativa interna.

4 – O The New York Times pensa na integração de uma forma compassada e respeitando a cultura de tradição do Times. A estratégia tem sido literalmente “plantar” redação afora jornallistas aficcionados pelo meio digital e fazer com que ocorra uma hibridação natural. Ao mesmo tempo, a empresa já implantou o processo operacional 24-7 para todas as mídias, e espera com isso evoluir para a integração total. Nada melhor do que reproduzir as palavras de Rich Meislin, Editor Associado para Internet do NYT:;

“We needed to create a new culture, we had to experiment with ways to move faster than what was then The Times’ traditional deliberate pace. The shift was not without worries. We were concerned that we were giving away what we usually charge for. We also wanted to maintain the quality and traditions people have come to expect from The Times”.

Advertisements

4 thoughts on “JOL em Austin I: quatro exemplos de integração de redações

  1. As iniciativas parecem interessantes e com boas chances de sucesso, cada uma pensada para cada contexto cultural e empresarial. Levando em conta o grande mote da reformulação da Ford (“Culture eats strategy for breakfast”), parecem estar seguindo a trilha correta. Mas ainda sinto falta de uma coisa nelas: planejar a integração da colaboração do público. E o grande desafio é conquistar o usuário para que ele tenha motivação em participar.

  2. Fantástico, Beth! E o mais interessante é observar que, ao menos no caso do Daily Telegraph, essa integração não cortou cabeças nem sobrecarregou ninguém.

    Quem trabalhava só no off passou a produzir conteúdo para on também. E vice-versa! Quem não QUIS, caiu fora. Mas ninguém foi mandado embora e o esquema de treinamento mostra como é importante ambientar a equipe ao novo esquema de trabalho e não sair meramente “baixando” decretos na empresa.

    Legal teu relato!
    beijos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s