Jornalistas, gestores e acadêmicos debatem o JOL em Austin, Texas

Inicio meus comentários desde o 9o. Simpósio Internacional sobre Jornalismo Online, promovido pela Universidade do Texas em Austin e coordenado pelo professor Rosental Calmon Alves, da Cátedra para o ensino de Jornalismo da Knight Foundation e da Unesco.

O evento tem uma programação atraente, com forte foco nos dois temas-chave do JOL: a integração de redações e a participação de leitores, comunidades e redes sociais. A cobertura prevista é ampla e mutimediática, com um blog muito interessante, alimentado por estudantes de jornalismo multimídia, e com atualização em tempo real; transmissão em webcast. Tudo isso sem contar com a repercussão na blogsfera.

Já adianto que o tema emergente nas discussões pré-simpósio é mesmo a integração das redações e a resistência que ainda persiste nas empresas jornalísticas. Ouvi isso de responsáveis pelas estratégias de negócios do Grupo Gannett (Washington Post, como carro-chefe), O Globo, jornalista Fernando Rodrigues (Folha de S.Paulo e Abraji) e atualmente na Universidade de Harvard desfrutando de sua bolsa da Niemann Foundation, da representante do El Clarín, entre outros. Seguimos acompanhando.
Advertisements

One thought on “Jornalistas, gestores e acadêmicos debatem o JOL em Austin, Texas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s