Os reis Juan Carlos e Sofía entregarão em 12 de abril aos vencedores os Prêmios Internacionais de Jornalismo Rei da Espanha correspondentes à 24ª edição. Os prêmios são convocados anualmente pela Agência Efe e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional (Aeci).
O brasileiro Frederico Neves obteve o prêmio na categoria de Televisão. O também brasileiro Marcelo Carnaval recebeu o prêmio de Fotografia pela imagem intitulada “Mãe”, publicada no jornal “O Globo”, na qual uma mulher segura nos braços o corpo do filho, assassinado a tiros. O júri incluiu uma menção honrosa a Marcos Antônio Fernandes por uma série de fotografias intituladas “Os meninos da luz vermelha”, publicadas no jornal paulista “Diário do Comércio”, mostrando a assalto a um motorista.
O prêmio de Imprensa foi concedido aos argentinos Silvina Heguy e Julio César Rodríguez. Os colombianos Élber Gutiérrez Roa e Carlos Alberto Arango Ortiz receberam o de Jornalismo Digital. O prêmio Ibero-americano foi para o peruano Martín Mucha, e a jornalista espanhola Sandra Camps foi premiada com o de Rádio.
(Informações: UOL)