Adote este mantra: “estar por todo o lado”

A sugestão é de Steve Outing no artigo “This should be your mantra: be everywhere” (Editor & Publisher). O conselho é voltado às empresas de comunicação.

Mas o que Outing quer dizer com isso?

Ele está dizendo que já não basta as empresas de comunicação serem super flexíveis, adaptáveis às mudanças e publicarem nas  diversas plataformas disponíveis – impresso, online, email, RSS, celular etc.

É preciso ir um bocado além e atacar também de blogs, redes sociais, agregadores de notícias, map mashup, sites de comunidades e de empresas e inclusive de pessoas comuns.

O segredo está aí, segundo o jornalista.

Um exemplo que ele fornece: tenho um blog e quero indicar um vídeo do New York Times. Para isso, terei que usar a fórmula: “clique aqui para assistir”.

Entretanto, se eu quiser fazer o mesmo com um víde do MSNBC, poderia fazer melhor: enxertar a URL do vídeo no meu blog. O mesmo que o YouTube faz.

Outing sustenta que essa é a estratégia correta: estar por todo o lado e não apenas confiando na própria “ilha” jornalística. “Be everywhere” é o mantra.

O autor continua o artigo explicando as razões para isso. Destaco um motivo apresentado por ele: uma recente pesquisa revelou que jovens americanos têm uma resistência a acompanhar o noticiário online, mas, se, por exemplo, encontrarem uma notícia em um blog ou rede social, acabarão por se sentir mais compelidos a clicar nela (e chegar ao site noticioso, claro).

(Nenhuma grande novidade pra nós que blogamos e sabemos que é isso mesmo que ocorre!).

Fica aí então uma dica de leitura.

Advertisements

2 thoughts on “Adote este mantra: “estar por todo o lado”

  1. Gostei muito do tema e do mantra. Participei de uma reunião em dezembro que me fez crer que parte da imprensa tradicional brasileira está realmente começando a ver os blogs como parceiros sérios.
    Gosto muito do Intermezzo, leio sempre no google reader. 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s