11 metas para jornalistas em 2008

O amigo jornalista Dauto Veras fez uma tradução resumida super interessante de um artigo de Howard Owens .

O texto traz sugestões para os jornalistas pouco familiarizados com as novas tecnologias de comunicação.

Reproduzo abaixo. Os links que Dauro indica abaixo nem sempre coincidem com as dicas do autor.

Acrescentei em itálico alguns comentários meus:

  1. Torne-se blogueiro(a). Comece com seu tema favorito, alguma coisa pela qual você tenha paixão. Tente escrever diariamente por pelo menos seis meses. Evite a todo custo blogs do tipo “a minha vida”. Escolha um outros assunto e mantenha-se firme nele. Não disperse.
  2. Compre uma pequena câmera digital que também faça vídeo. Abra uma conta em um site de compartilhamento de fotos, como o Flickr [ou o Picasaweb]. Tire fotos e publique. Se necessário, use tutoriais online para fotografia digital. Habitue-se a carregar a câmera consigo para aonde for. Como se fosse bloquinho de notas. Evite ter que falar: “Ah, se eu tivesse trazido a minha câmera, esta cena realmente dava uma foto fantástica…”.
  3. Com a mesma câmera, faça pelo menos três vídeos. Edite-os no software gratuito que vem no seu computador. Publique-os no youtube e em pelo menos outro site de compartilhamento de vídeos. Sua meta não é fazer um grande vídeo, apenas aprender o que está envolvido na produção de um. Mostre o vídeo aos colegas e peça sugestões de como o vídeo poderia ficar um pouco melhor.
  4. Passe pelo menos duas horas por semana no youtube, por seis semanas. Busque temas de seu interesse. Preste atenção aos mais populares do dia e veja o que outras pessoas estão vendo. Veja tanto vídeos amadores quanto profissionais.
  5. Inscreva-se num site de relacionamento. [1, 2, 3, 4 , 5] Verdade! Não adianta “saber” como funciona. Vela a pena viver a experiência. Tente, não custa nada.
  6. Use o bookmark social. Crie uma conta no del.icio.us e use-a todos os dias. Aprenda sobre tags.
  7. Comece a usar RSS para acompanhar as notícias do dia e os blogs que você agora está lendo diariamente. Certifique-se que seu blog tem um feed de RSS.
  8. Se o seu celular não envia SMS (mensagens de texto), consiga um que envie. O SMS funciona melhor quando você tem amigos que o usam.
  9. Aprenda a usar o twitter. Observe como essa tecnologia pode mudar a disseminação da informação.
  10. Crie um mashup no Google Maps. Se você não sabe o que é isso, pesquise no Google. Se você não sabe o que fazer ou como começar, pesquise no Google. Há muitos tutoriais disponíveis.

    Não se desespere se tudo isso lhe parecer grego. Você vai entender a lógica das tags, do RSS, comunidades virtuais e de muito mais conforme os for experimentando.

  11. Depois de fazer essas dez coisas, documente o que você aprendeu – em um artigo para seu editor ou no seu blog. Discuta como a tecnologia transformou a mídia e aonde essa mudança pode levar. Como será seu trabalho daqui a dez anos? Como as notícias vão chegar aos leitores jovens em uma geração? Amanhã?

    Documentar não é fazer um relatório gigante. Pode ser registrar no próprio blog a sua experiência.

Advertisements

3 thoughts on “11 metas para jornalistas em 2008

  1. Duas informações complementares que ficaram de fora da tradução resumida que fiz.

    A primeira é de contexto. Howard Owens escreveu o artigo com sugestões para editores de empresas jornalísticas que têm programas de aperfeiçoamento dos seus profissionais. É uma proposta de plano de MBO – management by objectives [gerenciamento por objetivos]. A idéia é recompensar as pessoas cujo trabalho ajude a empresa a avançar em suas metas estratégicas.

    No item 1, sobre tornar-se blogueiro, deixei de fora uma sugestão que me pareceu dispensável: a de que, antes de começar a escrever um blog sobre seu tema de interesse, você passe três meses lendo outros blogs sobre o mesmo tema. Pensando melhor, talvez não seja assim tão óbvia pra todo mundo a importância de conhecer o “estado da arte” de determinado tema na blogosfera antes de pôr a mão na massa.

    Abs

    Dauro

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s