Uma ótima sacada da editora brasileira Objetiva: quem compra a recém-lançada biografia do polêmico Tim Maia é chamado a acessar o site www.objetiva.com.br/valetudo/.
Nele, está um belíssimo complemento que a mídia “livro” não suporta: todas as músicas citadas no livro para ouvir, dezenas de fotos a mais e coloridas, coletânea de vídeos citados no texto para podermos ver no YouTube e por aí vai. Mas a seção mais genial é a “Tim e Eu”, uma página no formato blog em que as pessoas podem contar suas história com o Tim.
Para quem adquiriu o livro, é um belíssimo complemento ler as histórias mais malucas que pessoas comuns tiveram com o “Síndico da Música Brasileira”. Além disso, os usuários podem até mandar fotos pessoais tiradas ao lado do cantor, recurso este que promete grandes surpresas visuais até para o próprio autor do livro, o jornalista Nelson Motta.
O espaço ainda não possui muitos posts, mas os que têm já merecem uma leitura. De todo modo, eis aí um exemplo e uma tendência do que as editoras, que sempre estão às voltas preocupadas com o fim do livro, podem fazer com os meios digitais. Ao invés de criticar, vale mais a pena estudar e entender a novidade para agregar novos valores a um produto tão tradicional como o bom e velho livro.
Te citei no blog.
Veja lá:
http://monitorando.wordpress.com/2008/01/05/meme-anamnese/
abraço e feliz 2008
gostei do seu blog! muito bom mesmo! parabens!