A insustentável leveza da rede

Reproduzo abaixo um texto publicado na B2B Magazine, edição de Setembro de 2007.

A insustentável leveza da rede

por Daniela Bertocchi

Quando o italiano Ítalo Calvino escreveu as suas “Lezioni Americane” (no Brasil chamado de “Seis propostas para o próximo milénio”), penso que não tenha pensado nem na Internet e nem nos blogs de hoje em dia. Como já estamos no terceiro e novo milénio, aquele ao qual o escritor se referiu em 1990, mal nenhum faria se agora exercitássemos essa correlação entre os tais seis conselhos e esta vida errante de blogueiro. Então lá vão as minhas breves considerações:

1. Leveza – Trazer esta primeira proposta de Calvino para a blogosfera, a “leveza”, pode parecer, à primeira vista, apenas a busca pela contenção do design de uma página web. Nada disso. A questão não é tão somente evitar um aspecto visual opressivo (fotos pesadas, fundo escuro, texto ilegível). É isso, mas não só: a leveza é algo que se cria na escrita. Está associada à precisão e à determinação, e não ao vago e inconsistente. Um blog virtuoso é um blog de espírito leve, portanto.

2. Rapidez – A rapidez questiona a duração das coisas. A proposta aqui é poupar o leitor de pormenores que ao fim e ao cabo não fazem tanta diferença para a compreensão da idéia ou informação que se deseja passar. O mais importante é o ritmo e a constância. Para os blogs, vale a pena definir a periodicidade de atualização e segui-la de perto; importante ainda manter uma ligação coerente e ritmada post após post.

3. Exatidão – Um blog que aborda tanto a teoria do big bang como a novela oito tende a não chegar longe, por mais interessante que seja o seu autor e a escrita que ele se proponha a fazer. Melhor seria se concentrar num tema. E ser exato e fiel a este. A exatidão exige uma boa definição de um projeto de blog. Aliás, um conselho meu: não fale sobre a sua vidinha, use um blog para divulgar boas ideias e inspirar pessoas.

4. Visibilidade – Aqui o escritor apela para a nossa capacidade de expressar imagens. A visibilidade tem, de fato, a ver com “pensar por imagens”. Hoje em dia somos bombardeados por muitas figuras a ponto de ficar cada vez mais difícil que uma entre muitas ganhe relevo. Blogueiros devem ser imaginativos e criativos.

5. Multiplicidade – Essa proposta nos leva a crer que o blog deve ser entendido como suporte enciclopédico no qual o conhecimento pode ser abordado como numa rede que enlaça fatos e saberes, fazendo do texto o espaço de diálogo entre vozes dissidentes, sujeitos particulares e visões de mundo divergentes. Links, comentários, agregadores de conteúdo e a fins são fundamentais para expandir a rede a estimular os diálogos.

6. Consistência – Por fim, o que seria um blog consistente? Todo aquele que tenha uma missão e sentido claros. Acabamos por voltar ao velho e bom Aristóteles de sempre: o rebuscado deve ser o condimento, nunca o prato principal. Melhor não inventar muita moda e ficar num bom arroz com feijão, uma saladinha verde e um bife acebolado. Credibilidade, estabilidade e coerência são garantias de sucesso.

Advertisements

6 thoughts on “A insustentável leveza da rede

  1. Dani, esse Calvino é atual a qualquer tempo. Pena que quando a gente é jovem anos anos 90 com a web sem cara de web a gente não tem coragem de ousar… Pequena história – quando fazia minha tese de doutoramento em 93-94 li As seis propostas para um novo milênio, cheguei a incluir na tese, mas tenho a impressão que acabei tirndo fora, porque achei que era muita ousadia…..vou até checar a dita prá ver se tirei mesmo.
    Beijinhos.

  2. Os 6 conceitos do texto de Italo Calvino – aliás, extraordinário a qualquer tempo, como observou Saad – são excelentes como referência na blogosfera.
    Vim fazer o comentário e encontro todos por aqui…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s