Alberto Cairo em São Paulo

Carina Branco (jpn.icicom.up.pt)No último sábado tive o prazer de participar da palestra de Alberto Cairo no Programa Avançado em Jornalismo Digital do Master em Jornalismo.

Para quem não conhece, Alberto Cairo é um dos principais nomes da infografia digital. Aqui alguns pontos interessantes de sua fala:

  • É melhor uma infografia bem produzida por semana do que dezenas de multimídias ruins ou com pouco valor informativo.
  • No El Mundo, por onde Alberto teve uma expressiva passagem, a equipe de infografia digital participa da reunião de pauta matutina e é ela que propõe a criação de multimídia com base nos assuntos do dia (ao contrário da maioria das redações, nas quais este tipo de iniciativa costuma partir do jornalista).
  • Também no El Mundo, é o próprio infografista quem apura as informações para a sua multimídia. Apesar de nem todos serem jornalistas por formação, todos têm conhecimentos suficientes de redação, apuração e do processo de produção noticioso como um todo para buscar os dados necessários para suas peças.
  • O jornalista precisa conhecer as tecnologias e softwares que compõem o processo noticioso digital, não no nível de especialista, mas sim o necessário para saber quais as possibilidade e limitações de cada tecnologia. Esse é um pensamento antigo que eu já ouvi da boca de muita gente. Apesar disso, ele ainda é pouco incorporado e praticado.
  • “O mundo hoje é informatizado, portanto, o jornalista precisa entender de tecnologia para compreender o mundo ao seu redor. Afinal, é desse mesmo mundo que ele tira a substância para o seu trabalho diário”.

Além desses pensamentos e dos exemplos mostrados ao vivo, Alberto também nos deu uma série de boas dicas na web:

  • Multimedia Bootcamp
    Uma semana intensiva que ensina ao jornalista tudo aquilo que ele precisa para começar no mundo da infografia digital. Um dia de introdução, um dia de Flash, um dia de vídeo, um de áudio e, para terminar, um dia de ActionScript.
  • WhiteCityStories
    Uma maravilhosa multimídia feita pelos alunos da faculdade da Carolina do Norte, onde Alberto trabalha atualmente.
  • Sailing to the Future: Infographics in the Internet Era (ZIP: 21 MB)
    Desse material o Alberto não falou, mas eu o encontrei navegando pela versão em inglês de seu site. Trata-se de um e-book todo ilustrado com uma introdução e vários exemplos do uso da infografia no jornalismo. Esse material é utilizado por ele nas aulas do Multimedia Bootcamp e vale cada byte baixado!
Advertisements

3 thoughts on “Alberto Cairo em São Paulo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s