Ótima temporada de boas traduções

Um dos grandes problemas que todos nós – pesquisadores, profissionais e interessados em geral no tema mídias digitais – temos é o acesso à boa e atualizada literatura sobre o tema em Língua Portuguesa. No meu caso, os colegas listeiros do Intermezzo mais próximos bem sabem que a Amazon tem sido o trivial destino de minhas economias. Em nossa área, seja pesquisando, lecionando ou atuando profissionalmente, penso ser mandatório estar up to date com a produção científica mundo afora, exatamente para sabermos separar o joio do trigo, para construirmos e ampliarmos nossos próprios critérios de trabalho. Bem, acabam de ser lançados no mercado brasileiro, infelizmente com alguns anos de atraso, três livros que considero bastante importantes para essa panorâmica de como anda o pensamento digital.

O primeiro deles é a tradução do famoso livro de Philip Meyer, The Vanishing Newspaper, publicado pela Editora Contexto, com o título em Português Os jornais podem desaparecer? . É uma excelente radiografia da evolução econômica dos jornais norte-americanos com o surgimentos das mídias digitais e suas possíveis estratégias de sobrevivência.

O segundo irá agradar os mais chegados à ficção científica e sua proximidade com a realidade quando falamos de mundo digital. É a tradução do The age of spiritual machines do famoso Ray Kurzweil publicado pela Editora Aleph, sob o título A era das máquinas espirituais.

Por último, Tempos Líquidos, de Zygmunt Bauman, pela Jorge Zahar Editores, que vem complementar o olhar do autor sobre a fluidez da vida contemporânea já tratados em Amor Líquido, Modernidade Líquida e Vída Líquida.

Que todos tenham boas leituras!

os_jornais189.jpgera_maquinas.jpgtempoliquido.gif

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s