O Governo do Amapá está construindo uma ilha no Second Life para divulgar o “Projeto Navegar Amazônia“. A ilha terá 65 mil metros quadrados. Neste espaço, será recriada uma aldeia ribeirinha. Haverá uma simulação lúdica de navegação por um trecho do rio Amazonas. E também uma lojinha de souvernirs que colocará à venda o artesanato da região. A idéia é que os avatares do SL conheçam melhor a fauna, a flora e a cultura da região amazônica.
Retirei estas informações da TV Navegar, uma plataforma (ainda beta) para o compartilhamento de vídeos sobre a cultura ribeirinha, produzidos pela equipe do projeto e os próprios moradores das comunidades através de oficinas de produção de vídeo digital. Há mais informações aqui.
Em tempo: não fosse essa navegação (quase que por acaso) pelo site do Governo do Amapá e acho que nunca ficaria sabendo desta empreitada pelo Second Life. Nem que existe um sofisticado laboratório de tecnologia de informação e comunicação instalado no compartimento superior de um barco no rio Amazonas. Sabiam?