Criado o Cataplana

Uma leg�tima CataplanaDepois de participar de muitos eventos, listas e ouvir profissionais e empresas, nasceu o Cataplana – Fórum Permanente de Jornalismo Digital. Um espaço presencial para a discussão e a reflexão do jornalismo digital em São Paulo, mas longe de ser restrito aos paulistanos.

Alguns detalhes ainda estão sendo acertados, mas já existe um grupo de discussão e a certeza de que os encontros serão mensais, todo último sábado a partir das 10 horas. Eles também serão temáticos. A lista de discussão servirá justamente para decidir qual será o tema do mês e quem será a pessoa que fará a provocação inicial.

Ao final, transformaremos as discussões em artigos ou documentos que registrem as idéias debatidas para que, assim, possamos contribuir um pouquinho com a evolução do jornalismo digital, essa área apaixonante pela qual nos dedicamos tanto, mas que ainda carece de espaços e lugares para reunir seus simpatizantes.

Afinal, o que é cataplana?

Nossos leitores portugueses não estranharão. O nome cataplana nasceu do almoço que ocorreu no último sábado (23/6) na casa de Pedro Markun, que contou com a presença de Ana Brambilla, Gabi Leitão, Bia Santanna, Dani Silva e eu. Pedro, atacando de cozinheiro, resolveu nos oferecer um maravilhoso prato de frutos do mar utilizando a tal cataplana, uma panela portuguesa típica do Algarve.

Após o almoço, reunidos em busca de um bom nome para o evento, eis que veio a lembrança da recém-apresentada panela portuguesa que todos desconheciam, inclusive eu, filho de portugueses da Ilha da Madeira (bom, como a panela era do Algarve, não tinha como eu conhecer mesmo rs). Além de soar bem, a tal panela representava perfeitamente o estado do jornalismo digital hoje: uma série de pessoas com idéias fervilhando aguardando apenas uma panela para uni-las a outras com os mesmos tipos de desejos e interesses.

Mais detalhes sobre o Cataplana e a imagem da panela original que deu nome ao grupo no Libellus de Ana Brambilla.

Advertisements

4 thoughts on “Criado o Cataplana

  1. Boa idéia, e adorei a alusão direta à cataplana portuguesa.

    Já entrei no grupo e disse que podem contar comigo para apimentar essa cataplana, seja ela de bacalhau, marisco ou ameijoa.

    Bjs!

  2. André, ótima idéia a discussão presencial. Com certezaéle é o melhor espaço (ou a melhor panela….) para frutificar as disucssões e render conteúdo posterior.
    Total apoio e pode contar com minha participação. Jé estou me inscrevendo no grupo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s