O uso de hiperligações externas nunca foi lá muito bem aceito pela maior parte dos sites noticiosos. Já escrevi isto aqui no blog (e também trato do assunto na minha tese de mestrado): dar “o freguês ao concorrente” sempre foi uma prática a ser evitada. Coisa que não acontece nos blogs, por exemplo.
Mas já conhecemos pelo menos duas exceções a esta regra: a versão digital da Folha de S. Paulo e o site do El Mundo. Ambos já fornecem links para sites (direta ou indiretamente) concorrentes.
Hoje, deparei-me com outro caso: logo na home do Expresso Online há um apontamento para um vídeo da CNN.com sobre o atirador que matou ontem 32 pessoas na Universidade Virginia Tech. E sem popup, nem target blank, nem nada, direto mesmo.
É bem capaz que casos assim sejam cada vez mais comuns. Quando se pensa na existência do Google News ou YahooNews, empresas não-jornalisticas que fazem, só com base em links externos, este serviço de aprofundamento informativo para o usuário, fica mais fácil perceber os motivos…
enfim, a colaboração começa. e quem sabe o resultado final não seja mesmo o tão aclamado ganha-ganha!