iGpedia

O iG, um dos principais portais brasileiros, acaba de lançar uma grande novidade (?!), a iGpedia. Tal lançamento mereceria um extenso comentário, ainda mais levando em contas as condições sob as quais ela está sendo lançada, entretanto, o grande Irapuan Martinez, sempre com seus comentários pra lá de embasados e contundentes, já fez isso na lista ArqHP.

É engraçado como o mercado editorial brasileiro, digo como um todo, visa apenas o lucro rápido e o sucesso instantâneo. Planejamentos a longo prazo para um resultado lá na frente pouco se ouve falar na mídia nacional. Os leitores de outros países podem até nos contar via comentários como essa questão é tratada onde vivem.

No Brasil, é interessante como se copia mesmo as idéias internacionais, como o Irapuan comenta em seu e-mail, porém só até o ponto em que é interessante e lucrativo para o veículo. Realmente, para quê contratar jornalistas ou conteudistas, se podemos fazer uma enciclopédia produzida pelos usuários pagando apenas dois ou três revisores?

Neste ponto, o iG foi além da revista Sou + Eu; esta ao menos remunera o trabalho dos leitores.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s