O iG, um dos principais portais brasileiros, acaba de lançar uma grande novidade (?!), a iGpedia. Tal lançamento mereceria um extenso comentário, ainda mais levando em contas as condições sob as quais ela está sendo lançada, entretanto, o grande Irapuan Martinez, sempre com seus comentários pra lá de embasados e contundentes, já fez isso na lista ArqHP.
É engraçado como o mercado editorial brasileiro, digo como um todo, visa apenas o lucro rápido e o sucesso instantâneo. Planejamentos a longo prazo para um resultado lá na frente pouco se ouve falar na mídia nacional. Os leitores de outros países podem até nos contar via comentários como essa questão é tratada onde vivem.
No Brasil, é interessante como se copia mesmo as idéias internacionais, como o Irapuan comenta em seu e-mail, porém só até o ponto em que é interessante e lucrativo para o veículo. Realmente, para quê contratar jornalistas ou conteudistas, se podemos fazer uma enciclopédia produzida pelos usuários pagando apenas dois ou três revisores?
Neste ponto, o iG foi além da revista Sou + Eu; esta ao menos remunera o trabalho dos leitores.