Conforme prometido, trago para todos algumas impressões sobre a palestra de ontem 11/04/2007 do Sr. Orkut na FEA-USP. A transmissão ao vivo indicada aqui no Intermezzo não ficou armazenada, daí que perdeu-se aquilo que chamo de lúdico e performático de Mr. Orkut. Nosso mago do datamining revelou-se um excelente animador e condutor de platéias. Um jovem igual a seus ouvintes, vestido de turista nos trópicos, com uma sucessão de frases decoradas em nossa língua prá elogiar a simpatia brasileira, e com a maior cara de evangelizador das massas quando se trata de apresentar os conceitos e vantagens de redes sociais. Afinal, ações em rede geram sempre coisas boas no mundo real: relacionamentos diversos , casamentos e formação de lindas famílias, oportunidade de sucesso profissional, viagens, e por aí vai. Completando, a um sinal e mote do guru – “raise your hands” – bastava para a platéia que levantasse seus braços como numa ola harmonica para confirmar uma ou outra vantagem da rede Orkut.
Seriamente, agora. Pelos próprios dados apresentados na palestra, hoje 72% dos usuários do Orkut são brasileiros, em torno de 10% são da Índia, e o restante de países como Irã e outros asiáticos. Portanto, este simpático público brasileiro se constitui no maior mercado com potencial de montização da base de dados do Orkut. Sua visita de três semanas ao país esteve recheada de seções de focus groups, bate-papos face-a-face com os usuários e, principalmente percepção de nossa cultura, hábitos, desejos e necessidades.
Cena final: chuva de aplausos e Mr. Orkut dizendo – “Please, everyone who wants a photo-autograph form a line here in front the desk….” Saí do auditório tropeçando na galera de pelo menos 50 encantados, munidos de suas digitais ou celulres, que ansiosamente aguardavam o foto-registro para a posteridade……Ah!, pós foto havia uma camiseta do Orkut de brinde….
2 thoughts on “Sr. Orkut: lúdico e performático (PARTE III)”