Aproveitando os ganchos do post da Daniela e a matéria publicada hoje no caderno Link do Estadão sobre o longo périplo de visitas e palestras do Sr. Orkut por nossas bandas, gostaria de discutir com todos um olhar mais aprofundado daquele apresentado na matéria.
Evidentemente que o sucesso de público do site Orkut no Brasil chama atenção e mereceria honrosa visita. Mas, penso que deveríamos atentar às estratégias do Google rumo à web semântica, real foco da empresa desde sempre. A base de dados do Orkut Brasil ultrapassa os 28 milhões de usuários e se constitui num excelente campo de testes para toda a macro estrutura de dados que sustenta o Google. Talvez devessemos “ler” os encontros do Sr. com diversos usuários do site de relacionamento um tanto além da foto que aparece no Estadão (um feliz congraçamento de usuários vestindo camisetas do Orkut….) e constatar ali ações de pesquisa qualitatativa em profundidade de um mercado-teste.
Aguardemos a palestra do próximo dia 11 para confirmar o contexto.
Excelente observação da professora Beth Saade. Certamente o Orkut é uma excelente ferramenta para o marketing digital. E o Google sabe bem onde quer e pode chegar.
Estou ansioso para ler os apontamentos sobre a palestra do Sr. Orkut.