Transformar conteúdo em serviço: uma saída?

A Abril, a principal editora de revistas do Brasil, parece ter acertado seu rumo na internet.

Tentando ganhar espaço no mundo digital desde sua parceria com a Folha de S.Paulo para a criação do UOL, até então sua presença on-line nunca foi de grande expressão, ainda mais com o fechamento da Idealyze em plena bolha da web. Entretanto, com seus dois últimos lançamentos isso tende a mudar e se tornar um exemplo de como empresas de mídia tradicionais podem utilizar sua expertise em conteúdo para criar serviços diferenciados.

O primeiro foi, o Viaje Aqui, um portal colaborativo formado pela integração do conteúdo editorial das principais publicações de turismo da editora complementado com informações enviadas pelos usuários. Nada mais natural, já que muitas decisões de viagem na vida real são tomadas por indicações de amigos em conjunto com a leitura de guias e revistas especializadas.

Já o segundo trata-se do DicaSP. Aproveitando o conteúdo ja existente sobre as opções culturais e gastronômicas da revista Veja SP, a editora lançou este serviço no qual os usuários podem opiniar sobre cada estabelecimento. O melhor: na página inicial estão indicados os locais mais e menos populares do site. Como a relevância é feita pelo usuário, a chance dos locais mais populares serem realmente bons é alta, desde que o serviço não comece a ser alvo do chamado crowdhacking, caso contrário, a utilidade do serviço, obviamente, deixa de existir. De todo modo, temos aí um grande serviço a la “web 2,0”, com direito a um “beta” no logo e tudo 😉

De todo modo, temos dois bons exemplo de como empresas de mídia tradicional podem também fazer bonito na web com boas idéias. Definitivamente, gerar serviços a partir de conteúdos tende a ser uma estratégia mais eficaz do que simplesmente entupir os usuários com conteúdos multimídia, blogs de todos os jornalistas da redação e virais, todos sem grandes propósitos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s