No último fim de semana fui representar o Intermezzo no BarCamp Sampa. Foi o meu primeiro evento do gênero e, confesso, estava um pouco receoso com o que iria acontecer, temendo a bagunça ou a prática do termo “desconferência” ipsis litteris. Mas não. O evento foi ótimo, as discussões de alto nível e pude conhecer uma série de pessoas e personalidades do ciberespaço que até então só conhecia virtualmente, além, é claro, de poder rever velhos conhecidos. Não obstante, como alguns comentaram no evento, esse modelo de conferência pode ser muito bem empregado em qualquer área!
Pollyana Ferrari e eu montamos a sala de jornalismo participativo que a certa altura da manhã de sábado atraiu por volta de 40 pessoas! Discutimos os mais variados assuntos ligados ao tema: níveis de participação do usuário, até onde o usuário pode ir, qual o papel do jornalista neste cenário, modelos econômico de jornalismo participativo, formação acadêmica do jornalista para este cenário, mercado profissional para o jornalista digital e tanto outros temas que foram surgindo de maneira espontânea e bem descontraída. Posso dizer que foi uma verdadeira terapia em grupo sobre o tema.
Para quem não pôde ir, nosso amigo blogueiro Tiago Dória realizou a cobertura mais completa e em tempo real do evento, pelo menos IMHO.
Na foto, os três Andrés. Eu, Andre de Abreu, de vermelho, ao meu lado, André (Marmota) Oliveira, de branco e, ao lado dele, de preto, André Avório, organizador do BarCamp. Foto por Bet0:
Muito bom saber que foi um sucesso. Apareço numa próxima! 😉
André, agora vou dar uma de professora chata…..Você e a Polly registraram as discussões? Isto é um rico material e dá samba.
Beijão.
Olá, Beth! Sim, sim, fizemos nossas anotações. Só precisamos digitalizá-las 😉 Enquanto isso não acontece, há uma série de sites que repercutiram o tema. De todo modo, gostei tanto do papo e do formato que já fico com saudades em saber que o evento só acontecerá anualmente 😦 Deveria existir um BarCamp todo mês só para discutir jornalismo!
e porque o intermezzo não organiza pelo menos um a cada bimestre, ou trimestre? a turma aqui parece boa e o andré avoiro pode lhe dar um apoio. alunos não faltam!