Criada a primeira rede de blogs de Portugal

tubaraoesquilo.jpgO portal da primeira rede editorial de blogues em Portugal é apresentado publicamente nesta terça, 27.

Chama-se TubarãoEsquilo e congrega mais de vinte autores que desde Outubro do ano passado têm vindo a aderir ao projeto idealizado pelo jornalista Paulo Querido.

Entre eles, encontram-se o Economia & Finanças, de Rui Cerdeira Branco, um dos blogues portugueses de economia mais consultado da Internet, e o Remixtures, um de meus favoritos, mantido por Afonso Caetano, um autor de referência em matéria de cibercultura.

Há ainda o Teknologico e o na Web 2, ambos com temáticas que certamente interessam aos leitores do Intermezzo.

Também eu estarei nesta rede, em breve, com um blog sobre o ciberspaço informativo lusófono.

Paulo Querido, em press release enviado à imprensa, explica que a rede não tem pretensões no campo do jornalismo nem tenciona constituir-se como alternativa aos meios tradicionais — embora entre a vintena inicial de autores constem os nomes de alguns jornalistas.

Ele explica que a rede virá a agenciar uma parte das matérias produzidas, servindo como um “marketplace” de conteúdos originais.

Interessante notar que, além dessa função de complementaridade, a rede inova através do fornecimento de informação em novos suportes visuais, por iniciativa dos autores ou a pedido de clientes, introduzindo em Portugal a programação informática como ferramenta jornalística.

Advertisements

2 thoughts on “Criada a primeira rede de blogs de Portugal

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s