Jornalismo Sitiado

Uma nova dica de leitura para nós é o recém-lançado Jornalismo Sitiado. Trata-se de um pacote com dois DVDs em um livro no qual diversos grandes nomes do jornalismo brasileiro, capitaneados por Eugênio Bucci e Sidnei Basile, falam dos desafios pelos quais o jornalismo tradicional está passando neste início de século. Dentre os assuntos debatidos estão, obviamente, blogs e internet.

Estou indo hoje comprá-lo; vamos ver qual é o tom da abordagem. Conhecendo um pouco o histórico dos dois organizadores do pacote, estou com receio de enxergarem o mundo digital mais como um “desafio” (no sentido de ameaça) para o jornalismo do que algo que pode potencializar a prática jornalística tradicional. Bom, vou lá pagar para ver (rs).

Para os leitores internacionais, o pacote está à venda no sites Submarino, Saraiva e Livraria Cultura, que fazem entregas no exterior. Ao que tudo indica, este material vai ajudar bastante as discussões daqueles que lecionam jornalismo digital pelas universidade do mundo. Depois passarei minhas impressões.

Advertisements

3 thoughts on “Jornalismo Sitiado

  1. Eu ainda não assisti à todas palestras, mas a que fala sobre a web é maravilhosa, ainda mais para o uso em sala de aula. No bate-papo entre Mário Táscon, do El Mundo, e Wagner Barreira, da Abril, rolam os principais conceitos sobre jornalismo digital e sobre aquilo que pode se tornar o jornalismo nos próximos anos.

  2. Estou muito interessado em seguir a sugestão deste post mas gostaria de saber mais. Quem me ajuda a saber do interesse deste livro? Obrigado.Ricardo Nunes

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s