A ética no atual contexto do jornalismo

O jornalista e pesquisador português Joaquim Fidalgo irá defender a sua tese de doutorado na próxima sexta, dia 5, na Universidade do Minho, em Portugal. A pesquisa sem dúvida alguma aborda um tema que a todos nós interessa: o lugar da ética e da auto-regulação na identidade profissional dos jornalistas.

Fidalgo estuda uma das figuras da auto-regulação do jornalismo: o “provedor do leitor“, que no Brasil chamamos de “ombudsman“. A auto-regulação, por sua vez, diz respeito ao imperativo de ‘prestação de contas’ (ou accountability) de uma atividade com grande relevância e impacto sociais, ou seja, imperativo que se associa àquilo que deve ser feito e dos modos como deve ser feito com vista a garantir certos princípios e valores, a respeitar os direitos de todos e a promover o bem comum, numa perspectiva de serviço à comunidade.

Neste panorama, Fidalgo sugere que o contexto atual do jornalismo se vê perante a necessidade de equacionar a sua relação com a auto-edição (por exemplo, os blogs, podcasts ou videocasts), com a edição colaborativa (wikis) e com a produção alternativa de informação (os espaços do chamado ‘jornalismo cidadão’).

E constata que emerge neste contexto a centralidade de uma particular exigência ética e deontológica, ligada menos ao “quem faz o quê, onde e quando”, e mais ao “como” se trabalha a informação da atualidade, “porquê” e “para quê”.

Muito infelizmente não poderei estar presente nesta defesa. (O que me entristece de verdade, porque ele foi um dos melhores professores que tive no Mestrado). Por enquanto, ficam aqui estas pistas instigantes a respeito de seu trabalho. Tentaremos voltar ao tema futuramente, apresentando as conclusões da pesquisa.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s