ComUM Online completa um ano de vida

O ciberjornal acadêmico ComUM Online comemorou no último 9 de dezembro o seu primeiro ano de vida. O projeto é uma iniciativa do GACSUM – Grupo dos Alunos de Comunicação Social da Universidade do Minho (veja o blog do Gacsum aqui).

A publicação online conta atualmente com cinco editores, quatro cronistas, um sub-editor, um diretor e pouco mais de cinqüenta redatores; todos alunos da universidade e de diferentes anos. Este pessoal se comunica de forma presencial, naturalmente, mas também através de um blog, o “Estaminé open source”. O ComUM funciona sob uma lógica de oficina de Jornalismo, mas livre de orientação docente.

Como professora de alguns dos alunos envolvidos no projeto, aproveito para registrar publicamente por aqui, ainda que com um certo atraso, o meu sonoro “Parabéns pela iniciativa…. E vida longa ao ComUm!”.

Escolha da revista Times: sinal dos tempos

O destaque do ComUM online desta semana repercute a escolha do “usuário de internet” como personalidade do ano pela revista Time. O cibermeio entrevistou o professor de Jornalismo (e blogueiro) Manuel Pinto para falar do assunto. Destacamos dois trechos da entrevista:

Já não é a primeira vez que a Time não escolhe uma pessoa ou uma instituição. Houve um ano em que escolheu a própria Terra, o planeta, que estava em perigo do ponto de vista ambiental, e desta vez creio que dá visibilidade a um fenómeno novo: a possibilidade de os cidadãos cada vez mais poderem ter voz, através da imagem, da escrita, de suportes multimédia.”

“A chamada Web 2.0, que alguns até denominam de Web 3.0, é uma geração mais avançada de serviços, que exprimem uma nova maneira de estar e de comunicar. Eu creio que ela consiste sobretudo numa capacidade de trespassar os próprios acontecimentos, porque eles são objecto de tematização nesses espaços novos para os quais a Time pretendeu chamar a atenção com esta nomeação.”

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s