A narrativa jornalística no ciberespaço

Manifestei-me pouco por aqui nestes últimos meses, porque, como a maioria já sabe, estava concentradíssima na finalização do mestrado. Pois bem, acabei: a tese já foi entregue e agora aguardo o dia da defesa. Isso ocorrerá lá para Fevereiro de 2007 e desde já os amigos estão convidados a presenciar o rito de passagem.

O título do trabalho é “A narrativa jornalística no ciberespaço: transformações, conceitos e questões“. O estudo foi orientado por Manuel Pinto (Universidade do Minho) e teve co-orientação de Beth Saad (Eca/Universidade de São Paulo).

Foi um esforço de crítica e reflexão acerca da retórica ciberjornalística aplicada à construção de narrativas para o espaço digital. Analisei as condições de possibilidade desta retórica no campo do ciberjornalismo utilizando um instrumental teórico-metodológico clássico (tipo narratologia, retórica clássica, filosofia ricoueriana) em diálogo com as teorias da comunicação, novos media, jornalismo e ciberjornalismo.

Depois da defesa, publicarei no meu site pessoal (http://bertocchi.info) a íntegra da tese, assim quem se interessar em dar uma olhada conseguirá perceber melhor o que fiz, por onde passei e a quais conclusões cheguei.

Espero que agora (ufa!) eu consiga atualizar o weblogue com mais frequência e também participar melhor dos debates da lista de discussão que se vincula a este blog. E “já agora”: votos de boas festas de final de ano a todos os leitores.

Advertisements

5 thoughts on “A narrativa jornalística no ciberespaço

  1. Obrigada, queridos. 😉 Espero vê-los na defesa. Assim que tiver a certeza, informo o dia/horário/local direitinho. Beijos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s