Estudantes fazem cobertura alternativa da Copa 2006


Quem me trouxe esta notícia foi Ricardo Sangiovanni, aluno de Comunicação Social da UFBA que veio passar um ano letivo na Universidade do Minho, Portugal, através do programa Eramus.

Sangiovanni e outros quatro colegas estrangeiros – outro brasileiro, também da UFBA, um angolano e um alemão – idealizaram (e já estão colocando em prática) o projeto “Na Estrada da Copa“, um website que aglutina uma cobertura jornalística do Mundial da Alemanha (Copa 2006).

Muito simpático, Sangiovani veio ter comigo na última aula de Ciberjornalismo na UMinho para explicar o projeto. Disse-me que devem sair de Braga rumo a Alemanha já no próximo domingo (4), dentro de uma “auto-caravana” para percorrer as cidades-sedes dos jogos dos países lusófonos – Angola, Brasil e Portugal – , realizando o que ele chama de uma “cobertura alternativa”.

“Estaremos de olho nos personagens pitorescos, no encontro entre os adeptos dos diversos cantos do mundo. Prestaremos também um serviço aos lusófonos presentes no Mundial, oferecendo sugestões de hospedagem e locais para visitação”, escreveu-me por email.

Já andei acessando o site e me parece mesmo um projeto de grande fôlego: além de notícias e reportagens, há fotos, vídeos e podcasting.

Sangiovani revelou-me que o investimento todo ficou em torno de 6 mil euros, o que não é pouco. Os meninos ainda estão em busca de visibilidade pública e mais patrocinadores para cobrir os custos da empreitada. Fica o aviso aos leitores.

Advertisements

One thought on “Estudantes fazem cobertura alternativa da Copa 2006

  1. O projeto desenvolvido por estes novos comunicólogos (futuros formadores de opinião) mostra a preocupação em criar meios de levar informações relevantes às pessoas de uma forma criativa e confiável, além de ser inovadora a idéia de transmitir informações não apenas do Brasil, mas, de países “irmãos” que assim como o nosso país também foram colônias portuguesas, esta idéia possibilita a ampliação das informações que temos destas nações. Os grandes canais de transmissão do evento estão buscando informações que dissem respeito, por exemplo, da seleção de seu país, porém a Copa no Mundo além de ser uma disputa futebolística é também uma grande oportunidade de ser encontrar e busca informações culturais de outras nações.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s