Internet influencia novo projeto gráfico da Folha

A Folha de S. Paulo irá lançar novo projeto gráfico no próximo domingo, dia 21/5. “A Folha tem feito reformas gráficas mais ou menos a cada seis anos. Mudar é uma espécie de tradição do jornal. A cada mudança o jornal se renova e se projeta para o futuro. A intenção é surpreender o leitor, sem causar estranhamento”, afirma o diretor de Redação, Otavio Frias Filho. E para tanto, foi convocado um dos designers gráficos mais prestigiados mundialmente:

Para o designer Mario García, o projeto levou em conta as mudanças nos hábitos de leitura, sobretudo após a expansão da internet. “As pessoas estão cada vez mais seletivas em relação àquilo que vão ler. O objetivo do novo projeto é informar, divertir e surpreender o leitor, fazendo um jornal que ofereça reportagens relevantes, editadas de maneira criativa”, afirma.

Mais entrada de leituras, mais legibilidade (inclusive uma nova fonte, a Chronicle), maior ênfase aos infográficos e a elementos visuais, uma paleta de cores mais moderna e mais organizada fazem parte do projeto, segundo a matéria. O novo projeto também ampliará suplementos e revistas, o que seria uma tendência internacional internacional em jornais. “Todos eles ganharam um design moderno e dinâmico”, garante a matéria. Para a reforma, o jornal montou uma equipe do primeiro time:

Uma equipe de artistas gráficos do próprio jornal, coordenada pelo editores Massimo Gentile e Melchiades Filho, fez as mudanças visuais. O projeto teve consultoria do designer americano de origem cubana Mario García, responsável pelo redesenho dos jornais “The Wall Street Journal” (americano), “Libération” (francês) e “Die Zeit” (alemão), entre outros.

A conferir, portanto, se os resultados reais serão proporcionais ao anúncio.

Advertisements

One thought on “Internet influencia novo projeto gráfico da Folha

  1. A internet realmente está mudando os conceitos de leitura da população mundial. Acho que a Folha está certa em se adequar ao novo modelo, ainda mais sendo um jornal pioneiro que sempre trás inovação para o mercado brasileiro. Não só a Folha, mas fora do Brasil, vários jornais estão modificando seus formatos para facilitar a leitura e ficar mais comodo para o leitor. A medida é muito válida desde que não altere a qualidade do jornal.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s