Políticas de comunicação em Portugal

Esse post segue mais aos colegas portugueses: o ministro que tem a tutela da Comunicação Social em Portugal, Augusto Santos Silva, irá se reunir com acadêmicos e profissionais dos media na Universidade do Minho no próximo dia 10 de Abril. O debate irá girar em torno da nova Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) criada em Portugal.

O tema é quentíssimo porque a ERC lança mudanças para as políticas de comunicação em Portugal nos campos do Jornalismo (um novo estatuto que comporta uma maior responsabilização dos profissionais e mais fortes garantias para o exercício da actividade), do Audiovisual (redefinição do serviço público, televisão digital terrestre, provedor do telespectador e do ouvinte) e apresenta definições para o mercado dos media (clarificação das condições e limites à concentração de empresas de media).

Participam do debate Estrela Serrano, José Manuel Mendes, Alfredo Maia, Joaquim Fidalgo, Manuel Pinto, Moisés de Lemos Martins, Helena Sousa, Felisbela Lopes, Sara Pereira, Pedro Braumann, Elsa Costa e Silva e Manuela Espírito Santo.

A conferência ‘A Nova Entidade Reguladora no quadro das Políticas de Comunicação em Portugal’ terá lugar no Campus de Gualtar da Universidade do Minho, auditório BII do Complexo Pedagógico II, com início marcado para as 9.30. A iniciativa é do Centro de Estudos de Comunicação Social (CECS) da Universidade do Minho e inscreve-se no âmbito do projecto Mediascópio.

Para quem não tiver oportunidade de se deslocar à Universidade do Minho, será ainda possível acompanhar a conferência, em directo, por audio-streaming a partir do site www.comunicacao.uminho.pt.

Ainda em Portugal, Rádio Digital

Outro evento para essas bandas de cá (dica de J&C): A Associação Portuguesa de Radiodifusão promove este ano um conjunto de oito Seminários sobre o sector de radiodifusão. O primeiro destes encontros está marcado para o próximo dia 9, no Auditório do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa e pretende discutir “O Futuro da Rádio Digital – Que Alternativa?”.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s