Blog e Linguagem

Produtivos os painéis organizados pelo Senac São Paulo sobre Blog e Linguagem.
Assisti três das quatro mesas-redondas. Há um mundo de questões e riquezas relativas a fotolog e videoblog ou videolog, que talvez fosse interessante estar mais presente nas intervenções no Intermezzo.
Quanto aos fotologs, corre a informação que brasileiros (pra variar) tem expressiva participação (na quantidade, ao menos) relativamente a outros países. Aliás, mapear bons fotologs é uma dificuldade (embora eles, sim, existam e sejam muitos). Apenas não há ferramenta de busca ou algum tipo de indexação facilmente manejável.
Note-se que os atuantes em artes plásticas e fotografia têm encontrado nestes recursos (inclusive no Brasil) plataforma para tirar da gaveta seus trabalhos e fazer exposições virtuais.
Confira-se também o (site) Rizoma de Ricardo Rosas, que traz, entre outras, discussões sobre blog e ativismo, uma das vertentes debatidas.

Advertisements

2 thoughts on “Blog e Linguagem

  1. O Flickr utiliza um sistema para indexar as fotos baseado em “tags” (palavras chaves que o fotógrafo adiciona a sua foto). Possibilita a procura por temas, o interessante é que não é um sistema de indexação pré-definido, o usuário pode colocar o que quiser. Tags mais comuns acabam se sobressaindo. Portanto, se alguém procurar por brasil na página de busca, pode acabar encontrando isso

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s