A SIC e o arrastão em Portugal

Deram-se muito mal os portugueses que foram para a praia de Carcavelos, em Cascais, ao sul de Portugal, aproveitar esta sexta-feira de feriado e calor: não contavam com um arrastão daqueles, com 500 (!) assaltantes “varrendo” a praia.

No telejornal da SIC, a repórter dá a matéria e puxa para entrevista apenas uma fonte do “povo”. Um brasileiro. Pergunta a ele: “Isso é muito comum no Brasil, pois não?“. Resposta: “Ah, sim, muito, toda hora, tipo no Rio de Janeiro tem um a cada mês“.

(Neste momento sinto uma dor nos ouvidos).

Na SIC Online, a chamada para o telejornal: “(…) Portugal experimenta um tipo de crime vulgar noutras paragens — nomeadamente no Rio de Janeiro –, mas inédito entre nós: cerca de 500 jovens invadiram a praia de Carcavelos, ao princípio da tarde, agredindo e assaltando quem lhes aparecia pela frente.”

E complementam, desnecessariamente: “Portugal continua a ser dos países mais seguros da Europa – mas nem todo o Portugal.”

(Neste momento desligo a televisão).

(Foto: Público.pt).

Advertisements

6 thoughts on “A SIC e o arrastão em Portugal

  1. Que tal a SIC lembrar-se da práxis jornalística de escutar os dois lados. Primeiro, pq o brasileiro representante do “povo” reflete uma certa ignorância de quem verdadeiramente é o cidadão português.Segundo, pq os colegas lusos esqueceram-se de informar quem eram os 500 cidadãos que invadiram a dita praia….apenas um breve telefonema para o equivalete à Secretariade Segurança Pública resolveria minismanete a questão.agora fiquei curiosa: quem são os 500?

  2. E essa matéria está bem didática, olha o título:”Arrastão vem do Brasil”http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=163109&idCanal=9

  3. Eu vejo como um absurdo, além de jornalismo tendencioso isso. Vejo como querer livrar e amenizar o seu, jogando pimenta no olho do outro. Algo do tipo: Aconteceu aqui sim, mas dêem graças a Deus… no Brasil é todo dia. O que é uma inverdade.[eu não uso mais o blogger, portanto esse usuário está desativado. http://www.simplesassim.com/blog%5D

  4. Wilbor,Pois é.É uma inverdade, mas infelizmente foi a imagem que repercutiu: “Arrastão à brasileira”.Daniela B.

  5. Existem muitos estereótipos em relação ao Brasil aqui em Portugal. Esse é um deles, até porque o que aconteceu em Carcavelos foi meio espontâneo. Houve uma briga, e na sequência da briga houve pessoal que aproveitou a confusão para roubar. Uma coisa é certa: A periferia de Lisboa tem um conjunto de guetos de habitantes maioritariamente africanos. Normalmente, os pais imigrantes trabalham na construção e as mulheres na limpeza. Os filhos andam por aí…sem se sentirem integrados em Portugal apesar de serem portugueses. Eles são portugueses e precisamos de fazer com que se sintam integrados e não discriminados.

  6. À semelhança do que fazem com os políticos a nossa infelizmente péssima e irresponsável comunicação social, só costuma entrevistar quem lhe convém. E é bom que de uma vez por todas o admitam

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s