A new media nos Estados Unidos

Concluindo o conjunto de informações que venho postando ao longo de minha visita a diversos centros de excelência em novas mídias na Europa e nos Estados Unidos, gostaria de registrar a visão que tive após as visitas ao Center of New Media da Escola de Jornalismo da Universidade de Colúmbia, NY e ao Resource Center for Journalism da Universidade de Rutgers, NJ. Fui recebida pelos diretorres dos mesmos, os professores Sreenath Sreenivasan e John Pavlik, respectivamente.
Ficou muito evidente que o atual foco desdes centros está voltado quase que exclusivamente para a pesquisa sobre novas formas narrativas e linguagens para os diferentes suportes digitais. Pouco se discute sobre ferramentas e a tecnologia em si, sendo consideradas como uma parte “pronta” do processo. Ou seja, em escolas de Jornalismo se aprende a fezer Jornalismo, não importa o meio; em seus respectivos centros de pesquisa professores estão em busca da melhor linguagem e do desenvolvimento dessas competências para os futuros jornalistas e também para eles próprios.
Em tempo: o livro do Prof. Pavlik “Journalism and New Media” acaba de ser traduzido para o Espanhol; participei de uma interessante palestra do Prof. Sreenath “ensinando” aos colegas de faculdade a explorar os recursos do blog como ferramenta de trabalho e aprendizagem. Muito instrutiva.

Advertisements

One thought on “A new media nos Estados Unidos

  1. Legal, Beth. Ferramenta de tecnologia hoje em dia virou “commodity”. Chegamos a um ponto da evolução em que não se discute mais o que é possível, mas sim qual a melhor opção disponível. O mais importante são as pessoas e as metodologias. A ferramenta é apenas o suporte.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s