A diferença entre “blogs” e “blogs”

Todos estamos acompanhando a retomada do tema “blog” como a bola da vez da mídia especializada (e outras nem tanto) em TI. Chego quase a pensar que, em breve, os blogs serão “o orkut da vez…..”. Dois exemplos recentes: o Link do Estadão publicou em 07/03/2005 a matéria “Liberte o autor que existe em você“; e a matéria de capa da revista Business Week, edição norte-americana de 02/05/2005 eleva os blogs como uma ferramenta de negócios – “Blogs will change your business“. E assim vamos evoluindo (!?!)
Acho fundamental termos sempre em mente a diferença entre a ferramenta blog e o recursso de discussão comunitária/temática por ela proporcinado. A ferramenta, esta sim, é utilizável para qualquer tipo de “publique você mesmo” nos mais diversos usos sociais. A discussão temática já é outra coisa. A criação de uma comunidade de debates em torno de um determinado assunto ou conjunto de temas similares exige algumas qualidades que nem todo blogueiro possui: gerenciamento e acompanhamento contínuo do blog; capacidade editorial e percepção especializada para a postagem de conteúdos e o estímulo das discussões através dos comentários; capacidade de agregação de usuários e colaboradores; disseminação e compartilhamento da discussão inter-blogs do mesmo tema, e por aí vai.
O blog não se sustenta de per si. Depende de seus participantes e de diálogo. Não é veículo de uma só voz.
Caríssimos, ainda bem que o Intermezzo está aí.

Advertisements

One thought on “A diferença entre “blogs” e “blogs”

  1. A dimensão pública do blog e a possibilidade de comentários não só permite mas provoca o diálogo. A dificuldade reside na seqüência à este diálogo. Quando o post é polêmico, geralmente detona imediatamente a conversa. Porém, quando o post é mais reflexivo, como este que estou comentando, é possível que seja comentado muito tempo depois e só o autor (ou nem ele) leia o comentário e responda. A Haloscan adiciona um feed rss aos seus comentários possibilitando que os interessados possam acompanhar os comentários do blog. Não sei se é muito usado por outros além dos autores, mas é um recurso.abraço,Suzana – http://www.ufrgs.br/tramse/gutierrez

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s