Bento 16, XVI, décimo sexto?

Curiosidade: os manuais de redação e estilo dos jornais orientam de alguma maneira como o jornalista deva escrever o nome do papa? Na Folha de S. Paulo, vejo “João Paulo 2º” (número ordinal) e depois “Bento 16” (número cardinal). Aqui em Portugal, estão utilizando “Papa Bento XVI” (número romano), forma adotada também pelo The New York Times. Só curiosidade… 🙂

P.S.I – Em tempo, já temos no Wikipedia (não existia há 24 horas) o “verbete” Pope Benedict XVI. Nas palavras de Dan Gillmor: “Does this tell us something? You bet it does.”

P.S.II – O endereço BenedictXVI.com foi registrado por Rogers Cadenhead, na Flórida, no dia primeiro de Abril. Detalhes aqui.

Advertisements

3 thoughts on “Bento 16, XVI, décimo sexto?

  1. Dani, apenas acrescentando mais uma variaçao. O Estadao de hoje utiliza a grafia Bento XVI….aliás, mais uma outra dùvida de chatice: se em latim é “Benedictus” será que em nosso português “brasileiro” nao seria melhor Benetito??????

  2. A diferença entre ordinais e cardinais tem a ver com uma regra em determinadas circunstâncias (as quais não saberia explicar aqui): até o número dez, pronuncia-se em ordinais, e do número 11 em diante em cardinais — mesmo que a escrita esteja em romanos.Isso ocorre também com artigos das leis: artigo quinto, artigo décimo, artigo onze, que nesse caso são escritos em ordinais e cardinais mesmo.A numeração correta para os papas é em romanos mesmo, mas alguns jornais querem inovar… 🙂

  3. Pois é, Beth. A tradução de Benedictum não é Benedito, mas Beneditino… como os monges da igreja do largo São Bento.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s