Com mix inusitado de fortes imagens e densas reflexões, espaço fotográfico na internet bate a marca de dois milhões de páginas visitadas.
Qual seria o seu palpite como internauta, se acaso se deparasse com um espaço virtual na internet reunindo ensaios fotográficos e reflexão téorica? “Opss. Não vai dar certo. Vai ser aquela panelinha acadêmica!”, diriam alguns céticos.
Bem, não é o que acontece com a Revista Eletrônica Studium, organizada pelo Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes da Universidade de Campinas e que, em cinco anos, comemora sua vigésima edição. E, mais importante ainda, atinge a marca de dois milhões de páginas visitadas em cinco anos e registra 366 mil acessos nos últimos doze meses.
Não há números disponíveis de acesso a outros espaços similares como o da Revista Etecetera ou da agência Fotosite, que conta com parceiros como o Senac, Fuji e Leica. Mas é uma marca expressiva da Studium, ainda mais por se tratar de um espaço primordialmente acadêmico.
O início da revista foi meio trivial: simples experiência dentro da disciplina de de graduação do curso de Comunicação Social em 1999. “A qualidade dos trabalhos dos alunos levou-nos a propor uma experimentação de divulgação dos trabalhos realizados através de uma mídia com baixo custo e acessível à comunidade acadêmica e ao público em geral.”, conta o professor de fotografia Fernando de Tacca, doutor em Antropologia, idealizador e coordenador editorial do projeto e que também foi chefe do Departamento de Multimeios da Unicamp.
Foto: Susana Ribeiro
A qualidade das imagens e artigos disponibilizados levou a que a revista Studium passasse a ser a publicação oficial do Laboratório de Media e Tecnologias de Comunicação do Instituto de Artes da Unicamp. “Apesar de ter um rosto acadêmico, a revista Studium tem forte penetração nos meios fotográficos”, esclarece Tacca, preocupado em fazer a ponte entre teoria e prática.
Vinte edições (além do número zero, a revista já está no número 19) em cinco anos permitiram publicar 150 artigos ou ensaios. A Studium é referência nos meios fotográficos e acadêmicos no Brasil e é significativa a participação de alunos de mestrado e doutorado, de professores e pesquisadores não só da Unicamp, como de universidades de diversos estados, além de várias colaborações internacionais.
Dicas de navegação: percorra as 20 edições a partir de suas capas ou consulte seus índices por ensaio, tema ou autor.
Confira as normas para publicação de artigos.
lá irá para os meus favoritos
Existe um pensamento sobre as imagens, a revista Studium divulgadora dessas reflexoes vem no seu bom tom teorico interligar os meios , os novos , os tecnicos, os signos, arcaicos, eletricos, Ceticos.