‘Studium’ fotográfico é sucesso inesperado de público virtual

Com mix inusitado de fortes imagens e densas reflexões, espaço fotográfico na internet bate a marca de dois milhões de páginas visitadas.


Qual seria o seu palpite como internauta, se acaso se deparasse com um espaço virtual na internet reunindo ensaios fotográficos e reflexão téorica? “Opss. Não vai dar certo. Vai ser aquela panelinha acadêmica!”, diriam alguns céticos.

Bem, não é o que acontece com a Revista Eletrônica Studium, organizada pelo Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes da Universidade de Campinas e que, em cinco anos, comemora sua vigésima edição. E, mais importante ainda, atinge a marca de dois milhões de páginas visitadas em cinco anos e registra 366 mil acessos nos últimos doze meses.
Não há números disponíveis de acesso a outros espaços similares como o da Revista Etecetera ou da agência Fotosite, que conta com parceiros como o Senac, Fuji e Leica. Mas é uma marca expressiva da Studium, ainda mais por se tratar de um espaço primordialmente acadêmico.
O início da revista foi meio trivial: simples experiência dentro da disciplina de de graduação do curso de Comunicação Social em 1999. “A qualidade dos trabalhos dos alunos levou-nos a propor uma experimentação de divulgação dos trabalhos realizados através de uma mídia com baixo custo e acessível à comunidade acadêmica e ao público em geral.”, conta o professor de fotografia Fernando de Tacca, doutor em Antropologia, idealizador e coordenador editorial do projeto e que também foi chefe do Departamento de Multimeios da Unicamp.


Foto: Susana Ribeiro

A qualidade das imagens e artigos disponibilizados levou a que a revista Studium passasse a ser a publicação oficial do Laboratório de Media e Tecnologias de Comunicação do Instituto de Artes da Unicamp. “Apesar de ter um rosto acadêmico, a revista Studium tem forte penetração nos meios fotográficos”, esclarece Tacca, preocupado em fazer a ponte entre teoria e prática.
Vinte edições (além do número zero, a revista já está no número 19) em cinco anos permitiram publicar 150 artigos ou ensaios. A Studium é referência nos meios fotográficos e acadêmicos no Brasil e é significativa a participação de alunos de mestrado e doutorado, de professores e pesquisadores não só da Unicamp, como de universidades de diversos estados, além de várias colaborações internacionais.

Dicas de navegação: percorra as 20 edições a partir de suas capas ou consulte seus índices por ensaio, tema ou autor.
Confira as normas para publicação de artigos.

Advertisements

3 thoughts on “‘Studium’ fotográfico é sucesso inesperado de público virtual

  1. Existe um pensamento sobre as imagens, a revista Studium divulgadora dessas reflexoes vem no seu bom tom teorico interligar os meios , os novos , os tecnicos, os signos, arcaicos, eletricos, Ceticos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s