Internet reconfigura mapa-mundi

Além das guerras, das migrações massivas, das intermináveis estradas e das devastações, um outro fenômeno, este tecnológico, está mudando a geografia humana da Terra. Sim, a internet, que nesta semana está comemorando 35 anos. Um quase nada de tempo na história da civilização humana sobre a superfície do planeta. Mas é isto o que está indicando o novo mapa-mundi editado pela National Geographic.

Para o coordenador da obra, o cartógrafo-chefe da National Geographic, Allen Carroll, “esse ritmo de mudanças deve-se principalmente a dois fatores: uma população que cresce em velocidade acelerada e a uma economia cada vez mais globalizada”.

A nova edição do atlas da da principal revista popular de geografia do mundo é composta por 416 páginas e pesa 3,2 quilos! O próprio atlas disponível no site já é, por si só, uma viagem, ainda que é um pouco lenta. Além de permitir visualizar os tradicionais mapas políticos e administrativos e, naturalmente, os geográficos com uma série de recursos avançados, a edição da NG permite ver os mapas da tecnologia: como estão distribuídos os cabos de fibra ótica pelo mundo, como estão disseminados os servidores pelos vários continentes. Ou seja, há uma boa base de dados para pesquisas na área das novas tecnologias de informação.

Confira também a matéria da Reuters.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s