Resumi abaixo algumas das principais conclusões do estudo Eyetrack III, a partir do artigo do pesquisador Carlos Castilho publicado no Observatório da Imprensa:
# A maioria dos usuários olha primeiro para o canto esquerdo no alto da página web e depois ziguezaguea pelo texto até a parte inferior direita.
# As manchetes do lado esquerdo no alto da página são mais lidas que as demais. E que dentro de cada manchete, as três primeiras palavras são as mais importantes para atrair a atenção dos leitores.
# Os usuários mergulharam mais no texto quando a fonte é menor (por exemplo Verdana 2, no editor de HTML) do que quando os editores usam uma tipologia maior.
# No quesito títulos (manchete) e chamada (abertura ou lead), os maiores índices de leitura ocorrem quando o título é grafado em negrito e é seguido, sem separações, pela chamada com o mesmo tipo de fonte. Títulos separados por linhas ou espaços induzem os leitores a ignorar a chamada.
# Nas chamadas ou leads, os leitores tendem a ler apenas a primeira terça parte do texto.
# Os leitores rolam sim as páginas muito longas. O problema é que na parte baixa, ele prefere fazer leitura dinâmica (scanning) detendo-se apenas naquilo que lhe chamar a atenção ou se destacar do resto da página.
# As ferramentas de navegação funcionaram melhor quando colocadas na parte superior da página.
# Os parágrafos curtos (menos de 50 palavras) e de no máximo duas frases atraem o dobro da atenção dos mais longos.
# O leitor dá pouca atenção à publicidade, no máximo 1,5 segundos para anúncios com ilustrações e 7 segundos para textos publicitários.
# As notícias produzidas no sistema multimídia (integrando texto, áudio, vídeo e interatividade) apresentaram um grau de retenção na memória do usuário três vezes maior do que quando apresentadas numa única mídia.