New York Times critica CFJ

Matéria no New York Times questiona proposta do Governo Lula e Fenaj de um Conselho Federal de Jornalismo. O correspondente Larry Rohter monta um bom painel das reações dos jornalistas e da sociedade civil.

Plano para domar jornalistas os revolta no Brasil

Conselho Federal de Jornalismo, proposto por Lula, lembra censura

Larry Rohter

No Rio de Janeiro

O plano do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de criar um conselho federal de jornalismo para regular a tempestuosa imprensa brasileira tem provocado crescentes críticas por aqui. As organizações de imprensa que seriam afetadas pela medida a chamam de a mais séria ameaça à liberdade de expressão aqui desde a queda da ditadura militar de direita há duas décadas.”

Íntegra da matéria no UOL, no site do New York Times (por meio de simples cadastro) ou na lista de discussões do Intermezzo.

Advertisements

One thought on “New York Times critica CFJ

  1. Não concordo que o “painel” montado pelo Rohter seja tão bom assim. Criticar a proposta do conselho é muito fácil, pois como bem colocado pelo Dines, é uma “catástrofe” — um engano do governo. Mas as más intenções do jornalista do NYT transparecem quando o assunto Ancinav é inserido de forma subliminar no texto, como se estivéssem sendo tratados projetos análogamente catastróficos. Aos lucros de hollywood (e também aos grandes da mídia) interessa muito um boicote na proposta do MinC — que traz incentivos à produção alternativa de conteúdos no novo cenário criado pela apropriação das tecnologias digitais e pela universalização de acesso às mídias convergentes (TV digital). Vale à pena estarmos de olhos abertos para este tipo de interferência…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s