Off Topic – II Universidade e Democracia

Há dias escrevi que a greve da USP havia sido uma experiência violenta. Pois bem. Alfredo Bosi (professor do Departamento de Letras Clássicas da FFLCH/USP), Hernan Chaimovich (diretor do Instituto de Química da USP) e João Steiner (professor do Departamento de Astronomia do IAG/USP) destrincham o assunto na seção Tendências e Debates da Folha de S. Paulo desta quinta-feira . Alguns excertos:

“A greve nas universidades públicas paulistas neste ano se caracterizou pela pouca participação de docentes, alunos e funcionários e pelo uso, mais uma vez, da violência por parte de grupos pouco representativos -felizmente- de funcionários e estudantes. A violência se expressou com mais clareza nos piquetes autoritários que impediram o ingresso das pessoas na reitoria, no edifício da antiga reitoria e na prefeitura do campus da USP em São Paulo, num claro desrespeito a princípios elementares e universalmente aceitos da democracia. ”

“Como é possível que, na universidade, onde a reflexão racional e o diálogo devem imperar, uma “racionalidade” baseada no confronto e na violência seja utilizada como instrumento de pressão numa negociação salarial? Se isso não pode ser aceito em nenhuma esfera da vida social, menos ainda o pode ser na universidade, cuja missão precípua é formar cidadãos com competências específicas e que no futuro desempenharão papel de relevância e liderança na sociedade, com todas as responsabilidades éticas e sociais que tais posições exigem. Devemo-nos perguntar que cidadãos formaremos se deixarmos que nossos alunos considerem esse tipo de atuação e negociação “normal”.

“Agora, quando grevistas e não-grevistas sentem o alívio do fim do “movimento” e busca-se retomar as atividades interrompidas ou superar o que foi irremediavelmente perdido, devemos compreender que, depois de uma greve de 60 dias numa universidade pública como a USP, não existem vencedores, apenas vencidos.”

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s