O ENSINO DO JORNALISMO ONLINE: ARTE OU A BATALHA CONTRA AS COMPLEXIDADES DA CULTURA ACADÊMICA
Já de algum tempo venho me preocupando sobre as muitas, diversas e complexas questões que cercam o ensino do JOL. Quanto mais avançamos na pesquisa nessa área, quanto mais bibliografias de qualidade encontramos (muitas citadas no Intermezzo), mais evidente fica o questionamento sobre como ensinar algo que ainda não está conteitual e comenrcialmente delineado.
Acabo de ler o artigo Teaching convergence –But what is it? Educators struggle with ambiguous definitions from the profession, de Elizabeth Birge, publicado na Quill Online. Ali a autora discute o quão longe estão os currículos dos cursos de Jornalismo diante do dinamismo do ambiente e da integração tecnológica de hardware e software requerida. Segundo ela, a coisa anda mal.
Sendo este um assunto que considero prioritário, informo aos nossos colegas do Intermezzo que estou formalizando um pequeno grupo de professores e profissionais que lecionam disciplinas direta ou indiretamente vinculadas ao JOL para a discussão de um currículo mínimo coerente.
Alguns dos colaboradores e listeiros do Intermezzo já enviaram suas contribuições sobre conteúdos curriculares para organizarmos uma reunião presencial a respeito. Será em breve, em meio às férias. Estão todos convidados a colaborar.