O ENSINO DO JORNALISMO ONLINE: ARTE OU A BATALHA …

O ENSINO DO JORNALISMO ONLINE: ARTE OU A BATALHA CONTRA AS COMPLEXIDADES DA CULTURA ACADÊMICA

Já de algum tempo venho me preocupando sobre as muitas, diversas e complexas questões que cercam o ensino do JOL. Quanto mais avançamos na pesquisa nessa área, quanto mais bibliografias de qualidade encontramos (muitas citadas no Intermezzo), mais evidente fica o questionamento sobre como ensinar algo que ainda não está conteitual e comenrcialmente delineado.

Acabo de ler o artigo Teaching convergence –But what is it? Educators struggle with ambiguous definitions from the profession, de Elizabeth Birge, publicado na Quill Online. Ali a autora discute o quão longe estão os currículos dos cursos de Jornalismo diante do dinamismo do ambiente e da integração tecnológica de hardware e software requerida. Segundo ela, a coisa anda mal.

Sendo este um assunto que considero prioritário, informo aos nossos colegas do Intermezzo que estou formalizando um pequeno grupo de professores e profissionais que lecionam disciplinas direta ou indiretamente vinculadas ao JOL para a discussão de um currículo mínimo coerente.

Alguns dos colaboradores e listeiros do Intermezzo já enviaram suas contribuições sobre conteúdos curriculares para organizarmos uma reunião presencial a respeito. Será em breve, em meio às férias. Estão todos convidados a colaborar.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s