INTERNET SOB VIGILÂNCIA Sete países do mundo im…

INTERNET SOB VIGILÂNCIA

Sete países do mundo impõem severas limitações ao uso da internet ou ao seu acesso. Os governos da China, Vietnã, Ilhas Malvinas e Síria chegam a enviar para as prisões seus cidadões que veiculem na internet temas considerados subversivos. Já são 75 pessoas presas nestes quatro países, a maioria (63) na China. Algumas simplesmente por emitir suas opiniões em chats! As penas chegam a quinze anos. A denúncia é da organização Repórteres Sem Fronteira, a RSF.

Tecnologias cada vez mais sofisticadas permitem filtrar na rede conteúdos considerados inadequados. “As autoridades chinesas usam uma combinação inteligente de propaganda, desinformação e repressão para controlar a liberdade de expressão”, aponta a organização em seu Informe 2004.

Já os regimes de Cuba, Birmânia e Coréia do Norte restringem o uso da internet a uma parcela mínima de sua população.

Mas as restrições não estariam apenas nestes regimes “duros”. Também nos países com uma democracia formal já consolidada, uma extensa gama de limitações e invasão de privacidade limitam os direitos e garantias. Pretexto: as redes terroristas e de pedofilia, a pirataria e os cibercrimes.

“O resultado é que na maioria dos países democráticos, hoje, a internet se encontra submetida a um regime político muito menos protetor da liberdade de expressão do que os meios de comunicação tradicionais”, indica o informe.

“O direito à internet está se construindo agora nos quatro cantos do planeta”, argumenta a RSF. Afinal, como nos indica o sociólogo catalão Manuel Castells, a internet não é automaticamente o reino da liberdade. Há uma longa e árdua batalha a ser travada.

A íntegra do relatório está disponível em formato PDF no site da RSF, em inglês, francês e espanhol. Mais informações também no Yahoo Notícias.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s