NOTÍCIAS TARDIAS DA COVILHÃ – I Entre os dias 2…

NOTÍCIAS TARDIAS DA COVILHÃ – I

Entre os dias 21 a 25 de abril de 2004 foram realizados o VI Lusocom e o II Ibercom, na pequenina cidade de Covilhã, encravado no alto da Serra da Estrela, ao norte de Portugal. Estes encontros reúnem, tradicionalmente, pesquisadores nos diferentes campos da Comunicação de línguas portuguesa e espanhola, com apresentação de trabalhos e encontros bastante produtivos e criativos.

É sobre produtividade e criatividade que gostaria de deixar este primeiro recado sobre o encontro de Covilhã. A presença de pesqisadores brasileiros foi bastante significativa, com presentantes da USP, UFBA, Unisinos, UFRGS, UFF, entre outras. Pelos representantes portugueses e espanhóis tivemos praticamente todas as Universidades que trabalham o os diferentes segmentos da Comunicação.

Acho interessante destacar uma característica dessa junção lusófona e ibérica: uma complementariedade de temas e conteúdos nos trabalhos apresentados.

Quase generalizando, posso dizer que os objetos pesquisados pelos colegas brasileitos têm, quase sempre,um foco prático, baseado em casos reais. Já pelo lado europeu vemos um maior interesse pelo desenvolvimento de reflexões conceituais sobre os diferentes temas da Comunicação.

Dada a qualidade dos trabalhos, me parece lógico que cada vez mais mantenhamos movimentos de aproximação e cooperação com nossas contrapartes do Velhor Continente. Muito salutar para despertar a criatividade.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s