OS FILHOS DE TUPÃ CHEGAM À REDE Neste 19 de abr…

OS FILHOS DE TUPÃ CHEGAM À REDE

Neste 19 de abril, dia em que se comemora aqui no Brasil mais um “Dia do Índio”, sete aldeias indígenas se plugaram na Internet. Índios dos estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco — Kiriri, Tupinambá,Tumbalalá, Pataxó Hã Hã Hãe, Kariri-Xocó, Xucuru-Kariri, Pankararu – além de continuarem com suas atividades cotidianas de pesca, caça, agricultura, artesanato, etc., agora também escrevem para a Internet. São “jornalistas” do portal Índios Online.

Quatorze índios foram minimamente “treinados” para realizar tal tarefa: foram cinco dias de curso básico de informática (tipo Paint, Word e Internet Explorer). A idéia é que eles agora ensinem seus próximos a mexerem com o computador conectado à rede; funcionando, assim, como multiplicadores em suas próprias comunidades. As aldeias têm Internet via antena parabólica. Algumas já receberam câmeras fotográficas digitais. Toda essa iniciativa é mantida por uma ONG, a Thydêwa, com patrocínio de uma rede de supermercados, a Bompreço, e com apoio do governo da Bahia e da Unesco.

Estou aqui, confesso, meio abismada. Não sei se isso é a melhor notícia que as tribos poderiam receber. Ou se é a pior de todos os tempos. Lembro que hoje eles não passam de 370 mil e que 96,28% da população indígena não tem computador. E mais: reportagem do jornal A Tarde diz assim: “[o projeto] tem realizado oficinas de identidade e expressão criativa nas comunidades indígenas que capacitam os índios a atuarem como jornalistas, historiadores, antropólogos de suas realidades, conhecimentos que agora são úteis para prover conteúdo à Internet”.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s