EMAILS DO INTERMEZZO Assuntos interessantes dis…

EMAILS DO INTERMEZZO

Assuntos interessantes discutidos recentemente na lista de emails deste blog merecem migrar para cá, ainda que em formato telegráfico, vejam lá:

O Universo Online explica as mudanças que efetuou no projeto gráfico e na arquitetura da informação de seu portal e o diretor de conteúdo da AOL Brasil, João Wady Cury, agradece imensamente. (?!)

***

O Online Journalism Review publicou um série especial de artigos sobre o futuro da notícia (e do jornalismo) de primeira categoria.

***

Os blogs mais lidos não são necessariamente aqueles com as idéias mais originais. Uma pesquisa constatou que os autores dos sites mais populares regularmente tomam conteúdo emprestado de blogueiros menos conhecidos – e raramente lhes dão o devido crédito. Está na Wired Brasil.

***

Estudo inédito do instituto Datanexus revela que a internet está tirando audiência da TV. Noticiado pelo colunista Daniel Castro na Folha de S. Paulo (Ilustrada – 05/03/2004).

***

Os principais jornais espanhóis agiram rápido e introduziram mudanças significativas em suas edições online em função dos atentados ocorridos na em Madrid. Deu no Estadão.

***

Listinha de alguns novos títulos sobre jornalismo digital que André de Abreu, colaborador aqui do blog, encontrou em suas andanças pela web: MANUAL DE REDACCIÓN CIBERPERIODÍSTICA, de Javier Díaz Noci e Ramón Salaverría Aliaga; EL PERIODISMO EN INTERNET (livro venezuelano), de Carlos Abreu; e DIGITAL JOURNALISM, de Kewin Kawamoto.

***

Depois da Coca diet, da cerveja light, dos cigarros light, da música light e dos políticos light, devemos nos preparar para os leitores light.

***

Vale a pena visitar, interessantíssimo: Agência de Notícias das Favelas e Agência de Fotos da Favela (Olhares do Morro).

***

Eis que nasce o JornalismoPortoNet, o jornal online da licenciatura em Jornalismo e Ciências Comunicação da Universidade do Porto.

***

A Folha de S. Paulo lançou a coluna Toda Mídia, um “resumão midiático” da semana escrito por Nelson de Sá.

***

Evento: O Centro de Comunicação e Artes do Senac-SP e o recém -criado IJOR (Instituto Livre de Jornalismo) promovem o debate “A Reportagem em Crise”, com Bob Fernandes (Carta Capital), Leão Serva (iG) e Josemar Gimenez (Correio Brasiliense e Estado de Minas), no próximo dia 6/4, às 20h, (11-3866-2500).

***

Excelente a entrevista que o filósofo Gilles Lipovetsky concedeu ao jornalista Marcos Flamínio Peres. Saiu publicada no caderno Mais! da Folha de S. Paulo. Em linhas gerais, Lipovetsky defende que o pós-modernismo nunca existiu. Diz que passamos da modernidade para a hipermodernidade lá pelos idos dos anos 50, 60, sobretudo a partir da criação da internet. E então tudo começou a se tornar “hiper”: hipermercado, hipercapitalismo, hiperterrorismo … *hipermídia*, *hipertexto*.

***

Vale a visita: site do Kiko Goifman, realizador do documentário “33”.

***

Noam Chomsky tem agora o seu próprio blog, o Turning the Tide (Fonte: Travessias) e chama-se Atrium o recém-lançado weblog do jornalista português Luís Santos (Fonte: Ponto Media).

***

Lançado o livro Weblogs – Diário de Bordo, de António Granado e Elisabete Barbosa.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s